Adoro conversar com as pessoas ... tbém gosto de conversar sozinha. Confesso q conversar sozinha esperando q alguém me escute é mto novo ... e me assusta um pouco!! Enfim ... esse blog surgiu justamente pela necessidade de falar. É um filhote de uma pag de rede social onde eu tenho que ser mínima nos meus comentários e olha ... qdo gosto de um assunto tenho uma certa dificuldade em minimizar as palavras, rs !!
Fiquei impressionada com o alcance de um dos posts, q nasceu do desabafo de uma amiga, onde me senti extremamente impotente em ajudar. A resposta foi tão positiva q acreditei q dava prá ajudar sim ... do meu jeito. Afinal, falar sobre o problema, alertar e discutir já é um começo
Imaginando q o melhor então era não mexer no time q está ganhando, pensei em começar logo falando sobre o tal post. Botar prá fora minha revolta com a situação dos bichos "GG", q depois q crescem, o povo ... q sabia bem qual era o tamanho, finge surpresa e aí, ou se desfaz do grandão ou condena o coitado a situações no mínimo impróprias! Mas pensando melhor, resolvi começar aki do mesmo jeito q comecei lá, pq tenho certeza q qdo algo começa errado ... acabar certo fica mto mais difícil.
Entendo que a melhor maneira para que a história entre uma pessoa e um animal dê certo, é ter como base a POSSE RESPONSÁVEL!! Sinto mto se tô me repetindo mas acho q este é o único caminho. Além disso acho q ela responde a gde indignação q senti nos mtos compartilhamentos do post e nos comentários q li. No final acho q os dois assuntos são um só.
Vamos a tal Posse ... por exemplo ... prá alguém que como eu gosta de bicho caminhar pela cidade (qquer uma delas, infelizmente) é um mergulho na triste realidade daqueles q não são os NOSSOS BICHOS. Vc anda algumas quadras e já vê algum coitadinho largado, procurando comida, sendo enxotado. Nos fds ... inúmeras feiras de adoção com mto mais bicho q voluntários. Nas redes sociais multiplicam-se as denúncias de maus tratos. Fico me perguntando qual a razão de tanto abandono e descaso!!
Nem adianta, por curiosidade tentar saber qtos são no país ... as estatísticas qdo existem ... estão defasadas, uma amostra básica do desinteresse. E isso pq segundo a ABINPET afirma, somos o segundo maior faturamento do mercado pet internacional e o a segunda maior população de an domésticos. Como pd um povo que gosta tanto de bicho permitir uma coisa dessas???
Sim, acho que a falha é nossa ... claro que é, mas isso ocorre principalmente pq não somos realmente responsáveis por aquilo q cativamos ... prá tristeza do pequeno príncipe (Antoine de Saint-Exupéry)!! Qdo decidimos assumir um animal, adotando ou comprando ... não somos registrados, não precisamos dar satisfações sobre a saúde deste animal ... não há controle de onde ele vai morar, nem com quem. Ninguém sabe se morreu ... pq morreu !! Isso claro que deixa td mais fácil prá quem no fundo não entende o que é comprometimento.
Quero uma política mais rígida, quero animais microchipados e estabelecimentos equipados parar lerem estes registros e mais ... qdo um animal estiver vagando, q o responsável responda por isso. E isso deve ser obrigação do nosso Governo. Mas honestamente quero mto, mas mto mais ... que as pessoas que decidem colocar uma animal na sua vida, o façam conscientes de todas as suas responsabilidades .
Um animal vai precisar de vc prá sempre, até o último dia de vida dele. Vai precisar de vc prá comer, prá beber, prá ter um teto na hr de dormir, prá ficar aquecido debaixo deste teto e prá não desidratar de calor embaixo dele tbém. Vai precisar de vc prá passear, prá recolher suas fezes, não deixar ele morder nem ser mordido, prá brincar, prá receber carinho ... sobretudo vai precisar que vc se responsabilize pela sua saúde. E que vc cuide dele, ainda que ele lhe dê mto trabalho, mesmo qdo ele ficar velho e os cuidados aumentarem, ainda assim vc é o responsável pelo seu bem estar ... por cuidar dele.
Qdo tudo isso começar a ser exigido e cobrado, quando a falta de tudo isso começar a ser punida ... teremos bem menos cães jogados por aí. Os maus tratos vão diminuir e com cada um cuidando do seu fica mais fácil cobrar que o Estado faça também a sua parte. Tudo isso é a Posse responsável!! Td isso prá começar ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário