Seguidores

sexta-feira, 28 de junho de 2013

VAMOS DESCER DO SALTO??




Muitos dos nossos cães e gatos vivem em condições que não permitem o desgaste natural das unhas. E essa situação não é exclusiva de animais de apartamento não ... não se engane!!  Acontece também com aqueles que vivem em quintais, com piso mto liso e que tem pouco acesso a rua.

As vezes até percebemos,  pq com o crescimento escutamos um barulhinho da unha batendo no piso, semelhante ao de um saltinho. Mas isso fica mais difícil principalmente se o animal fica em pisos acarpetados ou se só conseguimos dar atençao no final do dia, qdo ele já está mais quietinho.

Em animais de pêlo longo também é mais difícil perceber o crescimento que acaba ficando escondidinho e as vzs quando lembramos ... o susto, tá de salto, rs!! 

Por isso a inspeção é tão importante!! Ahh, não esqueçam do quinto dedinho ... esse nunca toca o chão e não há desgaste. As vezes o crescimento é tanto que a unha penetra na pele causando uma dor terrível.

O corte pode ser feito por um profissional ou mesmo em casa. Apenas certifique-se de fazê-lo com higiene e atenção. Nas unhas claras o procedimento é mais fácil pois a gt consegue ver o sabugo (porção de tecido vivo) e fica mais seguro saber onde cortar sem que ocorra sangramento. Nas escuras é necessário mais conhecimento e caso vc não se sinta tranquilo sobre linha do corte, procure um profissional.

Verifique sempre a higienização do Pet Shop que vc frequenta. Uma boa idéia é, assim como os alicates usados em nossas manicures, que vc adquira um para o seu animal e leve com ele ao banho e tosa. Também encontram-se no mercado lixadeiras elétricas, uma opção menos agressiva !!

Vale lembrar que o corte feito errado pode ocasionar dor e ainda trazer danos a saúde do animal ... seja consciente!!

Enfim,  é isso aí ... deixem nossos bichinhos livres dos saltinhos!!



sexta-feira, 21 de junho de 2013

SEU PET FUMA ??




Ficar falando aqui dos malefícios do cigarro  seria o mesmo que chover no molhado neehh !? O assunto já está tão batido que já conhecemos  mto inclusive sobre o fumante passivo, tão afetado quanto o ativo. Aliás graças a isso hj temos uma gde movimentação contra o fumo em locais fechados. Espalham-se por aí os fumódromos e os mais conscientes evitam fumar perto de alguém qdo em casa ou numa roda de amigos!

Então pq estou tocando neste assunto tão saturado? Simplesmente pq a maioria esquece que os animais também podem ser transformados em fumantes passivos. E pq não seriam ... eles respiram não eh ??

Companheiríssimos cães e gatos adoram ficar próximos de seus donos. E aí qdo esses donos se afastam prá fumar sem ninguém por perto ... acabam sendo seguidos por seus bichos. Normalmente seus tutores se esquecem q eles tbém podem ser comprometidos e não os afastam, sem perceber o malefício que estão causando a eles. Pior ainda quando fumam dentro de casa, com seus companheiros ali bem próximos ...  literalmente fumando junto!!



O simples contato com a fumaça pode causar aos animais,  então fumantes passivos, problemas tanto respiratórios quanto dermatológicos.

A pele deles pode sofrer irritação, alergias ... dando início a um coça-coça que só piora, afinal pele é um caso sério, infecções secundárias são mto comuns e evoluem rápido.

No sistema respiratório pode-se ver rinite, traqueíte, asma e bronquite como as patologias mais comuns. Porém alguns especialistas afirmam que é possível inclusive desencadear carcinoma pulmonar e cardiopatia secundária. Também já foram relatados comprometimento da córnea.

De acordo com "The People's Dispensary for Sick Animals" os gatos submetidos frequentemenete a fumaça tem o dobro de propensão a desenvolver linfoma, cancer potencialmete fatal. Os cães na mesma condição são suceptíveis a tumores em seios nasais.

Ahh ... aos mais porquinhos que tem o hábito tenebroso de jogar suas bitucas no chão, um aviso ... Cães costumam comê-las !! E fique vc sabendo que dependendo da quantidade ingerida pode haver intoxicação, que afeta sistema neurológico causando tremores e ataxia (desordem de movimento). Aliás isso também acontece qdo eles roubam o maço de cigarros pra destruir, porém sempre acabam ingerindo uma pequena quantidade ou qdo roubam chicletes de nicotina. 

Então, alerta dado ... fiquem espertos e afastem seu animais de estimação na hora do cigarrinho!!

E  como quem não pede não ganha ...  "PARE DE FUMAR " ...  por vcs dois!!!





quarta-feira, 19 de junho de 2013

TRÊS LETRINHAS MTO IMPORTANTES !!!




Prá quem gosta de gatos existem 3 letrinhas que não podem deixar de ser conhecidas!!

S.U.F.  ... iniciais de Síndrome Urológica Felina!! 

Síndrome, por definição,  é um conjunto de alterações patológicas e neste caso ocorre no sistema urinário do gato. Ela pode acontecer tanto em fêmeas quanto em machos, mas é mais comum neles pela conformação da uretra, que é mais estreita.

Ocorre com mais frequência  nos bichanos com mais de 3 anos e normalmente associa-se a cistite, cálculos (pedras), infecções bacterianas e virais.

A alimentação inadequada, como rações mto secas e restos de comida caseira além de  baixa ingestão de água podem causar esta síndrome, porém este ainda é um ponto que gera mta discussão entre veterinários. 

O mais importante prá vc é ... saber identificá-la ... pois se perceber algo parecido, pode pelo menos suspeitar do risco e procurar logo um veterinário(a). Sim, logo mesmo, isso pq o quadro  evolui rapidamente tornando-se uma emergência, que pode levar seu animal a morte. 

Vamos lá ... uma das primeiras evidências mostra seu gatinho que tem o hábito de usar sempre a caixa higiênica normalmente, passando a fazer xixi em outros locais ... como vc estranha o fato começa a prestar atenção. Então, qdo vc passa a reparar melhor vai perceber que este xixi também está diferente. Ele começa a fazer (ou tentar fazer) mais vezes ao dia e em poucas quantidades. O hábito de lamber o pênis ... ou a vulva, também torna-se bem mais frequente. Ás vezes é possível até perceber seu desconforto e dor durante a micção (ato de fazer o xixi). Pode-se notar uma espécie de areia (bem fininha e clara) na urina, os cálculos  e em alguns casos inclusive, sangue. Com o agravamento do quadro o animal pára completamente de urinar, normalmente por uma obstrução da uretra pelos cálculos. Então como ainda continua produzindo urina, esta acaba se acumulando e o risco de romper a bexiga é mto gde. Enquanto esse processo se forma pode haver comprometimento do rim, consequentemente piora do quadro geral do animal e pode ocorrer sua morte.

É muito importante que assim que seja percebida qualquer alteração urinária do gato, este seja levado prontamente ao veterinário(a). Se ele estiver com dificuldades de urinar, o acúmulo da urina pode ser  drenado em procedimento clínico, sendo necessário mtas vzs anestesia. O médico através de sonda  (ou outro método preferido) retira  esta urina, porém este é só o primeiro passo. O animal então deve ser submetido a exames, de urina principalmente, para que se possa determinar a possível causa e com isso optar pelo melhor tratamento.


                                


É mto comum que este animal passe a receber uma dieta diferenciada e balanceada para prevenir a formação de novos cálculos. E essa escolha da dieta é feita com base inclusive naquele exame da urina que ele já fez e que indicou a composição do cálculo. Hoje no mercado pet existem rações específicas para animais com essa patologia.

Ajude na prevenção da doença, ofereça água limpa constantemente e evite a obesidade. Um gato obeso faz menos exercícios e com isso bebe menos água ... como consequência faz menos xixi e predispõe a formação das pedrinhas (cálculos).

Pois é ... cuidar do seu gatinho também é cuidar do xixi dele!! Esta síndrome com um "apelido" de apenas  tem 3 letrinhas causa mtos estragos!!

Só um último toque, olhem aí novamente a importância da qualidade da alimentação. Não adianta comprar aquelas rações tranqueiras ... é o barato saindo caro!! E este caro pd custar a vida do seu amigo!! Lembre-se que eles não falam, infelizmente não podem nos avisar sobre suas dores ... cabe a nós nos preocuparmos com todos os detalhes.

Converse com o(a) Veterinário(a) do seu animal e esclareça suas dúvidas ... Nossos miaus agradecem!!!







quinta-feira, 13 de junho de 2013

AGRADINHO É AGRADINHO ... PETISCO É PETISCO!!!


A alimentação dos nossos bichos é assunto importante ...  prá várias conversas!! Estas podem  girar em torno dos nutrientes essenciais, dos proibidos, dos que podem mas não são necessários ... enfim, são várias preocupações dentro de um mesmo tema.

Hoje minha dica é apenas em relação aos tão desejados PETISCOS!! Impressionante como os danadinhos só de ouvir a nome já ficam A  LU  CI  NA  DOOSS, rsrs!! Ossinho, bifinho, biscoito parecem palavras mágicas, comandos de treinamento avaçado!! Tenho clientes que em conversa falam essas palavras até em voz baixa pq senão ... "Ah agora VOU TER que dar prá ele Dra, ele já ouviu" ... e ele ouviu mesmo e se bobear já foi até prá frente do pote ou do armário!!!

Alimentá-los estritamente com ração acaba  nos eliminando uma preocupação, pois é um produto feito especialmente prá eles, logo, elaborado de acordo com suas necessidades nutricionais. Hoje com todo avanço tecnológico temos uma enorme variedade de produtos, de acordo com idade, raça, atividade física e até mesmo prá animais com alguma patologia específica ... ou seja produtos extremamente específicos. Claro que o uso dos produtos industrializados não é uma unânimidade e nem precisa ser. São muitos os tutores que escolhem oferecer comida caseira.  Cada um adapta-se de acordo com suas preferências e possibilidades.

Independente do tipo de alimentação dada, vale prá eles a mesma regrinha de ouro usada por nós ... cuidado com os excessos.  Não adianta nada vc equilibrar de um lado e depois colocar tudo a perder durante o dia, introduzindo uma série de guloseimas e estragando todo o seu esforço para oferecer uma dieta balanceada.

Assim como as rações, os petiscos hoje são muuiitooooss!! Num passeio em qualquer Pet Shop voce encontra ossinhos de todas as cores, formas e tamanhos. Bifinhos então são oferecidos em sabores inimagináveis. Fora os panetones, chicletes, cup cakes e mais um monte de outros mimos que agradam obviamente mto mais aos donos do que aos bichos ... lógico!!

Os ossinhos são sempre bem vindos pois além de distraí-los ainda colaboram com a higiene bucal. Eu recomendo preferencialmente os de couro digerível e sem corantes!! 

Alimentos de carne processada, os adorados bifinhos tem sal então a moderação deve ser ainda maior. Evite dá-los aos nossos vovozinhos e vovozinhas, por motivos óbvios.  

Em relação aos biscoitinhos e afins fique bem esperto ... se eles engordam até a gente, pq com eles seria  diferente??

Pense sempre que o principal é a refeição!! Se vc garantir a qualidade dela, vai conseguir o equilibrio e não haverá a necessidade de oferecer mais nada. Mas é lógico que vc pode. Só precisa entender que como muitos de nós eles podem preferir as guloseimas à comida!! Se vc exagerar ele vai se satisfazer com elas, diminuir a ingestão do alimento principal e ficar com uma deficiência dos nutrientes essencias. É ... porque de bobo eles não tem nada, qdo descobrem o caminho dourado do pote não  economizam nos truques prá consegui-los. 

Então ... CUIDADO !!

Agradinho pro seu animal é um cafuné na orelha, jogar bolinha, sair prá passear ou simplesmente ficar junto de vc!! Não compense eventuais falhas com comida!! Vc não é um dono melhor pq entope ele com essas guloseimas, alimentos aliás totalmente desnecessários!! 

PETISCOS são alimentos e como tal devem ser ingeridos com equilibrio e controle. Os cálculos dentários (tártaro), a obesidade e seus reflexos e mtas outras doenças podem ocorrer ou agravar-se por causa de uma alimentaçao inadequada!!

Além disso, em excesso estes alimentos podem inclusive causar diarréia. Os coloridos artificialmente podem causar alergias e as pastinhas misturadas a ração sem  uma boa higienização bucal podem trazer sérios problemas a saúde oral. Outro ponto muito importante ... resto da sua comida é tão somente o resto da sua comida e deve portanto ir para o lixo e não pro pote do seu bichinho!!!!

Aos tutores dos velhinhos gordinhos um conselho, duro de falar e horrível de ouvir, porém necessário. Nem me venham com esse papinho de "Ahh tá velhinho já meu gordo ... vai morrer mesmo, pelo menos morre feliz!! " (Sim esta é uma frase mtooo falada). Não se engane, vai morrer  sofrendo com os  efeitos colaterais da obesidade, fruto da má alimentação.

O melhor que fazemos por eles é cuidarmos deles. Vacinação em dia, controle de  parasitas, avaliação veterinária frequente e claro uma boa alimentação, cuidados fundamentais prá saúde dos nossos queridos. O controle da dieta faz parte de todo esse cuidado. Busque sempre informações com o médico(a) veterinário(a) deles ... seu maior aliado na busca pela qualidade de vida do seu pet!!




terça-feira, 11 de junho de 2013

BICHO NÃO É PRESENTE !!


Essas datas comemorativas ...  Natal, Dia das Crianças, Páscoa ... sempre trazem prá nós amantes de animais um certo desconforto. É impressionante como as pessoas gostam de dar animais como presentes.

No Dia dos Namorados não é diferente!! Mtas caras-metades saem por aí distribuindo filhotinhos, talvez na tentativa de fortificar o vínculo ... gente nem filho segura relacionamento ... imagine bicho!!

Claro que o saldo é desastroso!! 

As pessoas presenteadas nem são culpadas. Mtas vezes nem sabem sobre o presente, de grego, que é o que o bichinho se torna quando não é programado. No desconforto da recusa o animal acaba ficando e nem sempre consegue despertar o carinho e a atenção que merece.

Quando os romances acabam então ... sobra prá eles!! Sofrem tanto qto as crianças nessas situações. E assim como elas também servem como moeda de troca.

Pior ainda são aqueles que acabam nas ruas, fruto do desinteresse de quem recebeu!!

Espero honestamente que as pessoas se conscientizem ...  um bicho é uma vida, não um presente. Logo não deve ser imposto a ninguém. Cada um que decida por si mesmo se deve ou não incluí-lo na sua história, pesando todos os prós e contras deste relacionamento. 

Assumir uma vida animal é uma decisão a ser tomada com o máximo de comprometimento!!

                                    
                                    FELIZ DIA DOS NAMORADOS A TODOS!!!












quarta-feira, 5 de junho de 2013

PIOMETRA ... alguns detalhes q vc deve saber!!


Falar da PIOMETRA não era minha intenção por enquanto pois gostaria de apresentar alguns registros que tenho guardado ... em algum lugar, rs!! Essa semana porém conversei com um primo q recebeu este diagnóstico para sua menina e me ligou preocupado. Percebi que apesar da gravidade do quadro mtos tutores ainda não sabem nem do que se trata. É um susto mto grande qdo a pessoa se depara com o um problema emergencial destes. Decidi então colocar alguns pontos importantes q te ajudem a identificá-la (ou suspeitar dela pelo menos) e então acelerar a visita a um veterinário(a). Não é exagero ... é uma patologia grave e pode matar. Não conte com a sorte!!!

A PIOMETRA é uma infecção que ocorre no útero após um conjunto de fatores, resultantes de um estímulo prolongado do hormônio progesterona.

Este hormônio aumenta após a ovulação, na fase do ciclo estral chamada diestro. Preparando a fêmea para uma possível gestação, ele estimula uma hipertrofia glandular e aumento da atividade secretória.

Com o estímulo prolongado, este tecido glandular se modifica ficando mais espessado,  edematoso e com cistos. Além disso a progesterona também diminui a contratilidade do endométrio. Com tudo isso acontecendo junto ocorre um aumento de produção de fluídos. Há um acúmulo de secreção, dentro do útero,  que torna o ambiente propício para o crescimento bacteriano (que adentram via cérvix). O processo é mto grave, mas pode piorar. Isso porque a infecção pode alcançar o rim causando uma infecção secundária. O quadro pode avançar para insuficiência renal, maior responsável pelas mortes.

É  mto mais comum que a piometra acometa fêmeas mais velhas (acima de 5 anos) mas não se engane,   as mais jovens não estão livres. O tratamento da piometra é cirurgico e emergencial ...  surpresas neste momento não são bem vindas. Por isso toda informação passada ao veterinário(a) nesta hora é mto importante. Não esqueça de avisar sobre doenças pré existentes, como cardíacas por exemplo!!!

A piometra pode ser classificada de acordo com a "condição" da cérvix (entrada do útero q  normalmente está fechada). Se a cérvix estiver  ABERTA, permite a liberação do conteúdo produzido  sob forma de uma secreção vaginal ... estando FECHADA,  não há esta expulsão ... logo, não há corrimento. Este segundo caso é sempre mais preocupante pois quando o tutor percebe os sintomas, o quadro já está bem avançado, instalada mtas vzs a septicemia.

Enfim, os sintomas ... bem, eles não se diferenciam mto de mtas outras patologias. Inicialmente tem -se diminuição do apetite e ela fica quietinha. Pode-se notar um aumento do volume abdominal e caso seja uma piometra aberta fica evidente uma secreção vaginal, mal cheirosa e com cor escura (sg/pus). Com o avanço do quadro pode ocorrer aumento da ingestão de água, de produção de urina, vômitos e ela pára de se alimentar ... sinais característicos de acometimento do trato urinário.

Qdo há o corrimento  sempre fica mais fácil evidenciar que algo está errado. Mas pode-se demorar a percebê-lo, em especial qdo há mais de um animal na casa ou qdo são animais q ficam no quintal. Pode inclusive ocorrer de não aparecer este corrimento, como já foi explicado. Minha dica ... sua grande sacada é ... controlar o período do cio desta fêmea. Marque sempre a data e caso um (ou mais) desses sintomas ocorra(m), entre  1ou 2 meses do último cio ... sinal de alerta ... procure imediatamente um veterinário(a)!!

O ultrassom é um grande aliado na hora de confirmar o diagnóstico ... aliás ainda que com gde esforço ... não exite em fazer os exames solicitados!! Eles tornam tudo mais seguro (principalmente) prá sua menina mas também pro veterinário(a) que vc escolheu prá ajudá-la!!!

O tratamento da piometra é cirurgico, realiza-se a ováriohisterctomia (retirada de útero e ovários) - CASTRAÇÃO. Aliada a cirurgia ainda se faz necessária antibioticoterapia e terapia de suporte. Caso a fêmea seja de grande valor reprodutivo pode-se analisar, diante do quadro, a possibilidade de tratamento clínico apenas.



                           



                                                  ALGUMAS CONSIDERAÇÕES


É importante explicar que nenhuma condição que não a CASTRAÇÃO eletiva funciona como PREVENÇÃO desta enfermidade. Toda aquela história de que "A fêmea precisa cruzar pelo menos 1 vez" ou  "Nunca vou deixá-la cruzar " ... pq assim ela não fica doente ... é apenas crendice popular. A piometra, especificamente, pode acontecer em qquer uma dessas situações (fêmea q cruzou, q não cruzou, que já pariu ... enfim qquer uma).

Na maioria das vezes a causa do estímulo prolongado é exógena, ou seja vem de fora, com as medicações anti-cio. Porém o mesmo processo pode ocorrer por exemplo em uma fêmea que passou por vários cios sem que estabelecesse nenhuma gestação. O endometrio dela vem se espessando, pode tornar-se cistico e desencadear a piometra.

Controle o ciclo estral da sua fêmea. Esta não pode ser uma preocupação apenas qdo há intenção de cruzá-la. Existem patologias importantes envolvidas no sistema reprodutor e relatar ao veterinário sobre a data do último cio é de grande ajuda no momento do diagnóstico.

MTO CUIDADO com as injeções de anti concepcionais recomendadas indiscriminadamente balcões afora!! Elas nada mais são que hormônio, que repetidas e repetidas e repetidas ... a longo prazo vão predispor o desenvolvimento da piometra, entre outra tantas alterações!! Elas são as principais causadoras da piometra. Gestação não está seus planos ... ok ... faça a prevenção com responsabilidade e prá isso o método mais seguro é a CASTRAÇÃO!!

Mto raro porém possível é a piometra de coto (uterino). Ela ocorre em fêmeas castradas que passam a apresentar sinais semelhantes ao cio em conjunto com os sintomas acima descritos. Ela pd ocorrer qdo os ovários ou uma parte deles não for removida na ovariohisterctomia (castração). Com isso ainda há a  produção hormonal que pd então desencadear o processo da piometra.

Seja qual for a dúvida ... procure um MÉDICO(A) VETERINÁRIO(A) !!