Muitos dos nossos cães e gatos vivem em condições que não permitem o desgaste natural das unhas. E essa situação não é exclusiva de animais de apartamento não ... não se engane!! Acontece também com aqueles que vivem em quintais, com piso mto liso e que tem pouco acesso a rua.
As vezes até percebemos, pq com o crescimento escutamos um barulhinho da unha batendo no piso, semelhante ao de um saltinho. Mas isso fica mais difícil principalmente se o animal fica em pisos acarpetados ou se só conseguimos dar atençao no final do dia, qdo ele já está mais quietinho.
Em animais de pêlo longo também é mais difícil perceber o crescimento que acaba ficando escondidinho e as vzs quando lembramos ... o susto, tá de salto, rs!!
Por isso a inspeção é tão importante!! Ahh, não esqueçam do quinto dedinho ... esse nunca toca o chão e não há desgaste. As vezes o crescimento é tanto que a unha penetra na pele causando uma dor terrível.
O corte pode ser feito por um profissional ou mesmo em casa. Apenas certifique-se de fazê-lo com higiene e atenção. Nas unhas claras o procedimento é mais fácil pois a gt consegue ver o sabugo (porção de tecido vivo) e fica mais seguro saber onde cortar sem que ocorra sangramento. Nas escuras é necessário mais conhecimento e caso vc não se sinta tranquilo sobre linha do corte, procure um profissional.
Verifique sempre a higienização do Pet Shop que vc frequenta. Uma boa idéia é, assim como os alicates usados em nossas manicures, que vc adquira um para o seu animal e leve com ele ao banho e tosa. Também encontram-se no mercado lixadeiras elétricas, uma opção menos agressiva !!
Vale lembrar que o corte feito errado pode ocasionar dor e ainda trazer danos a saúde do animal ... seja consciente!!
Enfim, é isso aí ... deixem nossos bichinhos livres dos saltinhos!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário