Seguidores

quinta-feira, 13 de junho de 2013

AGRADINHO É AGRADINHO ... PETISCO É PETISCO!!!


A alimentação dos nossos bichos é assunto importante ...  prá várias conversas!! Estas podem  girar em torno dos nutrientes essenciais, dos proibidos, dos que podem mas não são necessários ... enfim, são várias preocupações dentro de um mesmo tema.

Hoje minha dica é apenas em relação aos tão desejados PETISCOS!! Impressionante como os danadinhos só de ouvir a nome já ficam A  LU  CI  NA  DOOSS, rsrs!! Ossinho, bifinho, biscoito parecem palavras mágicas, comandos de treinamento avaçado!! Tenho clientes que em conversa falam essas palavras até em voz baixa pq senão ... "Ah agora VOU TER que dar prá ele Dra, ele já ouviu" ... e ele ouviu mesmo e se bobear já foi até prá frente do pote ou do armário!!!

Alimentá-los estritamente com ração acaba  nos eliminando uma preocupação, pois é um produto feito especialmente prá eles, logo, elaborado de acordo com suas necessidades nutricionais. Hoje com todo avanço tecnológico temos uma enorme variedade de produtos, de acordo com idade, raça, atividade física e até mesmo prá animais com alguma patologia específica ... ou seja produtos extremamente específicos. Claro que o uso dos produtos industrializados não é uma unânimidade e nem precisa ser. São muitos os tutores que escolhem oferecer comida caseira.  Cada um adapta-se de acordo com suas preferências e possibilidades.

Independente do tipo de alimentação dada, vale prá eles a mesma regrinha de ouro usada por nós ... cuidado com os excessos.  Não adianta nada vc equilibrar de um lado e depois colocar tudo a perder durante o dia, introduzindo uma série de guloseimas e estragando todo o seu esforço para oferecer uma dieta balanceada.

Assim como as rações, os petiscos hoje são muuiitooooss!! Num passeio em qualquer Pet Shop voce encontra ossinhos de todas as cores, formas e tamanhos. Bifinhos então são oferecidos em sabores inimagináveis. Fora os panetones, chicletes, cup cakes e mais um monte de outros mimos que agradam obviamente mto mais aos donos do que aos bichos ... lógico!!

Os ossinhos são sempre bem vindos pois além de distraí-los ainda colaboram com a higiene bucal. Eu recomendo preferencialmente os de couro digerível e sem corantes!! 

Alimentos de carne processada, os adorados bifinhos tem sal então a moderação deve ser ainda maior. Evite dá-los aos nossos vovozinhos e vovozinhas, por motivos óbvios.  

Em relação aos biscoitinhos e afins fique bem esperto ... se eles engordam até a gente, pq com eles seria  diferente??

Pense sempre que o principal é a refeição!! Se vc garantir a qualidade dela, vai conseguir o equilibrio e não haverá a necessidade de oferecer mais nada. Mas é lógico que vc pode. Só precisa entender que como muitos de nós eles podem preferir as guloseimas à comida!! Se vc exagerar ele vai se satisfazer com elas, diminuir a ingestão do alimento principal e ficar com uma deficiência dos nutrientes essencias. É ... porque de bobo eles não tem nada, qdo descobrem o caminho dourado do pote não  economizam nos truques prá consegui-los. 

Então ... CUIDADO !!

Agradinho pro seu animal é um cafuné na orelha, jogar bolinha, sair prá passear ou simplesmente ficar junto de vc!! Não compense eventuais falhas com comida!! Vc não é um dono melhor pq entope ele com essas guloseimas, alimentos aliás totalmente desnecessários!! 

PETISCOS são alimentos e como tal devem ser ingeridos com equilibrio e controle. Os cálculos dentários (tártaro), a obesidade e seus reflexos e mtas outras doenças podem ocorrer ou agravar-se por causa de uma alimentaçao inadequada!!

Além disso, em excesso estes alimentos podem inclusive causar diarréia. Os coloridos artificialmente podem causar alergias e as pastinhas misturadas a ração sem  uma boa higienização bucal podem trazer sérios problemas a saúde oral. Outro ponto muito importante ... resto da sua comida é tão somente o resto da sua comida e deve portanto ir para o lixo e não pro pote do seu bichinho!!!!

Aos tutores dos velhinhos gordinhos um conselho, duro de falar e horrível de ouvir, porém necessário. Nem me venham com esse papinho de "Ahh tá velhinho já meu gordo ... vai morrer mesmo, pelo menos morre feliz!! " (Sim esta é uma frase mtooo falada). Não se engane, vai morrer  sofrendo com os  efeitos colaterais da obesidade, fruto da má alimentação.

O melhor que fazemos por eles é cuidarmos deles. Vacinação em dia, controle de  parasitas, avaliação veterinária frequente e claro uma boa alimentação, cuidados fundamentais prá saúde dos nossos queridos. O controle da dieta faz parte de todo esse cuidado. Busque sempre informações com o médico(a) veterinário(a) deles ... seu maior aliado na busca pela qualidade de vida do seu pet!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário