Seguidores

quinta-feira, 4 de julho de 2013

SARNA DEMODÉCICA ... A FAMOSA SARNA NEGRA!!!


Sarna Negra ... Estas palavras, num diagnóstico ou mesmo numa simples suspeita, despertam coceiras e desespero em quem as ouve!! Sabe aquela história que não se deve sofrer por antecedência ... esta é uma  dessas situações!!




Antes de tudo tranquilize-se, a sarna demodécica do seu animalzinho não pode ser transmitida prá vc,   isso pq que seu agente, o ácaro Demodex, é bem específico. Portanto, não tome nenhuma decisão precipitada da qual vc possa se arrepender.

Só prá ficar fácil ... o  Demodex canis vai acometer os cães, já os gatos são acometidos pelo Demodex cati, porém é mais difícil sua ocorrência e nenhum deles afeta o homem!!

A doença manifesta-se normalmente após uma diminuição da imunidade do animal. Esta queda de resisitência  permite que o agente, que existe na flora normal da pele desequilibre-se, aumente sensivelmente sua multiplicação, passando assim a desencadear a sarna.

Sua transmissão aconteceu de mãe prá filho, ou seja ela é genética ... e não é contagiosa. Logo, não há necessidade alguma de vc preocupar-se com a contaminação de outros cães e portanto não há motivos prá  deixar o bichinho em solitária a vida inteira. Ele terá uma vida normal ... aliás  viver feliz e com qualidade de vida só contribui para controlar possíveis crises. Separá-lo dos outros animais só em beneficio dele mesmo, qdo o outro tiver algum problema que possa interferir negativamente na imunidade do nosso amiguinho.

A confirmação do diagnóstico é de fundamental importância. Alguns cuidados e medicamentos são específicos para o controle desta sarna. Procure um(a) Médico Veterinário(a), através de um exame clínico ele consegue identificar o quadro, confirmando-o através de um raspado de pele.

A sarna demodécica apresenta-se de 2 formas, localizada e generalizada, sendo a segunda mais agressiva e preocupante.

Na localizada, que afeta principalmente an mais jovens, as lesões são poucas e focais. Evidenciam-se áreas com queda de pêlo, avermelhadas,  em especial na região da face ao redor dos olhos e nas patas. A coceira normalmente é leve. Na maioria das vezes um tratamento exclusivamente tópico ( com banhos e loções) consegue resolvê-la. E então com ajuda do veterinário algumas mudanças de conduta são suficientes para que a as crises sejam cd vez menos frequentes.

A forma generalizada manifesta-se principalmente em animais mais idosos ou com algum fator que interferiu na imunidade (diminuindo-a) e predispondo a ocorrência da sarna.  Mais severa, com lesões mais extensas e espalhadas por todo o corpo do animal, neste tipo é comum ocorrerem infecções secundárias, em especial pela malassezia.  Com a coceira o animal faz novas lesões e dificulta mto a cicatrização. Inflamação ... pus, são mtos os desconfortos. Sem o cuidado devido o animal  pode ficar severamente comprometido. Em razão de tudo isso é comum a presença de um cheiro  forte e desagradável. Aliás esta é uma das razões para alguns donos (acho q neste momento esta expressão cabe melhor que tutor) resolvam sacrificar o animal ... para o bem dele ... claro!!! :(  ...  Não se afaste dele no momento em que ele mais precisa de vc!!

É sabido que nestes casos generalizados o tratamento é mto chato, demorado e por vezes caro ... mas o cão não tem culpa e está sofrendo mto mais do que vc!! Tenha um pouco de paciência e dedicação, com o controle td ficará mais fácil e vcs dois poderão viver normalmente.

Em relação ao tratamento, não cabe aqui falar sobre medicamentos usados. Minha intenção é alertar sobre a doença e não substituir uma consulta ao seu profissional de confiança. O protocolo usado pelo (a) veterinário(a) do seu pet vai basear-se no estado geral dele e na possibilidade de outros processos envolvidos, o que é comum em animais mais velhos.  Nas generalizadas é provável o uso de  antibioticoterapia além de outros fármacos de suporte. Por isso não tente resolver com seu cão do mesmo jeito que algum bem intencionado resolveu com o cão dele. Alguns medicamentos podem mascarar processos, resolvendo temporariamente alguns sintomas mas causando graves pioras no quadro geral. Não torne as coisas mais difíceis e caras ... procure um(a)  médico(a) assim que notar qquer sintoma semelhante.

Um ponto importante ... Imagine o stress pelo qual uma fêmea passa no período do cio ... isso por si só já seria razão suficiente para que fosse recomendada a castração, uma vez que sabemos que poderia desencadear uma crise. Mais triste ainda é a coitadinha passar por isso e ainda por cima procriar. Mais estress a vista ... parto e pós-parto e irresponsavelmente, a transmissão de td este desconforto aos seus bebezinhos!! Não esqueçam a sarna demodécica é hereditária. Não permita que mais nenhum outro serzinho sofra com este mal !!

A qualidade de vida deste cão vai delimitar suas crises. Mantenha-o saudável, bem alimentado, vacinado, vermifugado e sob ótimas condições de higiene. Tudo isso mantém sua imunidade em alta e diminui e mto as chances de crises.

É possível viver bem sim com sarna negra, ela não é um veredicto de morte. Entenda apenas que vc é tutor de um animalzinho mais sensível, que precisa de alguns cuidados especiais. Nos momentos em que a pele dele mostrar sinais de desequilibrio haja com rapidez. Evite situações de stress e alimentos sabidamente prejudiciais a saúde da pele e tudo se ajeita !!!

Por fim, odeio dar maus exemplos,  pq quem nunca ouviu falar acaba aprendendo e num momento de desespero pode acabar usando, mas este é realmente necessário ... óleo queimado e creolina não são tratamento prá sarna são apenas substâncias tóxicas e caústicas e vão agravar profundamente o estado do seu bichinho!! Aplicá-los não é falta de informação é irresponsabilidade!!

Procure seu veterinário(a) de confiança e esclareça suas dúvidas!!!


BRISA 



ESTA É A BRISA ... ELA FOI DIAGNOSTICADA BEM NOVINHA COM A SARNA DEMODÉCICA. CONVIVE COM ELA A 12 ANOS E GRAÇAS A UMA BOA ALIMENTAÇÃO,  AS PRECAUÇÕES NECESSÁRIAS E MTAS DOSES DE AMOR PASSA POR SUAS CRISES SEM MTO SOFRIMENTO PRÁ ELA E SUA FAMÍLIA!!! 

2 comentários:

  1. tenho uma pincher ja faz tempo que esta em tratamento com o veterianrio, mas não esta resolvendo, está cada vez pior, o que devo fazer....

    ResponderExcluir