http://www.petrede.com.br/ |
Prá quem realmente ama seus animais não tem momento mais temido do que a hora da despedida. E fatalmente ela chega bem antes do que gostaríamos. Essa é uma realidade prá maioria das pessoas uma vez que infelizmente a expectativa de vida deles é bem menor que a nossa.
Algumas vzs ainda ganhamos um tempo prá nos prepararmos qdo temos a benção de acompanhá-los em sua jornada até que fiquem bem velhinhos. E por mais que a gt não queira admitir, sabemos que o tempo está diminuindo e algumas vzs qdo chega o momento, fica um pouco mais fácil aceitar.
Só algumas vezes ...
http://giselesketchbook.blogspot.com.br/2010/10/o-construtor-de-nuvens-final.html |
Pior é quando a morte acontece repentinamente por uma doença fatal, um acidente ou outra tragédia qualquer. O inesperado é tão difícil de aceitar quanto a própria morte.
E além da dor irremediável da perda surge um outro gde problema. Onde levá-los?? Quais caminhos que temos para o descanso final do nosso amigo?
Hoje, graças ao maior comprometimento com nossos animais de estimação, aumentamos nossas exigências e temos opções bem mais dignas para este processo, mas nem sempre foi assim. E mesmo com essas conquistas, infelizmente as melhores opções ainda não são prá todos!!
http://paws-on-the-run.ca/2012/04/earth-water-and-sky-mini-sessions/ |
O mais comum, antigamente, era que as famílias indignadas em entregarem seus companheiros para a empresa de lixo da cidade, fizessem elas mesmas o sepultamento. Mtos deles inclusive aconteciam em praças, jardins ou outras áreas públicas qdo as famílias não tinham um terreno próprio.
Mto bonito se pensarmos na atitude em si, porém ilegal e totalmente condenável em relação as práticas desejáveis de Saúde Pública, com seguros prejuízos ao meio ambiente.
Sem o devido cuidado na embalagem do corpo e dependo do local onde ele está sendo depositado, pode haver contaminação não apenas do solo mas tbém de lençóis freáticos. Além disso ainda há o risco de novas contaminações, caso o motivo do óbito tenha sido de doenças transmissíveis a outros animais ou até mesmo a nós humanos.
Guarde então algumas dicas para quando infelizmente for o momento necessário. Lembre-se sempre que um dos seus principais aliados nesta hora de tanta dor é o médico veterinário que acompanhava seu animal. Converse com ele prá que juntos vcs encontrem a melhor opção.
Algumas cidades oferecem como opção os cemitérios de animais públicos. Não deixe de verificar esta opção.
Os serviços realizados pelas prefeituras, em sua maioria, não são cobrados. O animal pode inclusive ser retirado em casa, precisando apenas estar corretamente embalado. Este difícil procedimento causa mta dor as famílias e na maioria das vzs é a razão que as fazem recorrer ao suporte das clínicas.
Em relação as clínicas cada uma tem seu próprio protocolo. Podem haver cobranças sob alguns eventuais serviços prestados, como remoção do corpo no domicílio ou congelamento. Informe-se sempre antes de solicitar qquer um deles e evite posteriores aborrecimentos ... nesta hora vc já tem problemas suficientes.
Recentemente foi aprovada em primeira votação um projeto de lei que autoriza o sepultamento de animais de estimação nos jazigos dos cemitérios municipais. Apesar desta primeira vitória pesam ainda contra a aprovação final avaliações do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) sobre os impactos da medida ao meio ambiente e a dura realidade sobre o insuficiente números de jazigos.
http://www.wildaboutpets.net/info/inhome.asp |
Num momento em que a última coisa com a qual queremos nos preocupar são valores, chama a atenção os altos custos destes serviços oferecidos por empresas particulares.
Caso seja realmente de sua vontade oferecer ao seu amigo este tributo, procure verificar com antecedência as formas de pagamento destes serviços. Eles tem preços mais acessíveis quando são feitos sob planos de pagamentos antecipados. Nas situações de emergência são, na maioria das vezes , mais um duro golpe.
Jogar um animal no lixo é ... de um descaso e de uma falta de amor que não merecem comentários.
Que fique bem claro que usar um serviço público não demonstra menos amor da parte de um tutor. Tenha sempre a consciente tranquilidade de que todo o carinho e o respeito que seu animal merece foi dado a ele em vida. No mais agarre-se as suas lembranças. Estas estão com vc no seu coração ... aliás não há lugar mais digno prá elas!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário