Seguidores

terça-feira, 9 de julho de 2013

NÃO É SÓ LIXO ... É ARMADILHA !!


O produção de lixo é uma preocupação mundial mais especificamente no que diz respeito ao seu descarte. Felizmente o número de adeptos a cultura da reciclagem cresce a cada dia. Mas, mesmo com esses dados positivos ainda há mta coisa errada, mto a ser melhorado.


Situação ideal é a população toda controlar (e diminuir) sua produção de lixo e  fazer sua separação, mas prá esta realidade ... ainda temos mto chão :(

Apesar da gde maioria que joga td no lixo e de qquer jeito ( e prá esses qquer apelo é praticamente inútil), mtos fazem a coleta seletiva, mas  destes tbém mtos fazem de maneira errada. Mta gt separa o lixo, mas esquece que essa é uma separação de um "lixo limpo" ... ou seja tem que ser limpo antes de ser acondicionado nas áreas de coleta.

Pode parecer que esse assunto nada tem a ver com os nossos bichos. Mas tem sim ... não só pq cuidar do meio ambiente tem a ver com todo mundo, mas pq diretamente temos uma infeliz relação. Nos lixos, as  embalagens em especial, tem causado mtos estragos aos animais. 

Quando a gt fala em lixo e prejuízo aos animais, o mais comum é nos lembrarmos dos animais marinhos sufocando com sacos plásticos ... é ... dói realmente imaginar tamanha aflição causada por nós, por nosso lixo. Mas os estragos também acontecem aqui bem perto!!

E o pior é que com essa vida loka que a gt leva, fica mto difícil parar e prestar atenção em como nossas ações mais básicas, interferem na vida dos outros, de tds os outros. 

Um exemplo, que pode mostrar facilmente isso são as latas e os potes. Mtas pessoas ainda tem o hábito de descartá-los sem lavar. Uns pela pressa, outros pq não querem "lavar lixo" ... enfim, isso neste momento não importa.

O que realmente importa é que chegando as ruas, esses potes com restos de alimentos não atraem apenas ratos e moscas, o que aliás já seria um ótimo argumento para te lembrar de limpá-los, mas tbém atraem cães e gatos que vivem nas ruas.

Estes animais saem na sua busca diária por comida e nos momentos de desespero enfiam o focinho no que aparece pela frente. Os potes, principalmente aqueles com boca estreita, transformam-se em verdadeiras armadilhas. O resto de comida q está ali é pouco e eles vão indo cada vez mais "prá dentro" tentando alcançar o finzinho e podem ficar entalados. Nos potes de vidro o risco ainda é maior pq qdo percebem q ficaram presos se debatem e podem se cortar. 


Potes de boca estreita
armadilha prá gatos e pqnos cães

Com as latas, principalmente aquelas de comidas pastosas de cães e gatos os acidentes são mto comuns. O bichinho fica preso e acaba mto machucado. Os cortes provocados podem ser mto gdes e as vzs até rasgar o rosto e  as patas. 


                                      


Essas tristes situações na maioria das vzs nem passam pela cabeça das pessoas, mesmo daquelas que amam  e respeitam os animais. Mas é uma realidade, reflexo da luta pela sobrevivência dos tantos abandonados  que temos espalhados por aí. 

Uma atitude simples ajuda a inibir esses acidentes ... amasse suas latas. Aliás, preste um pouquinho mais de atenção nos recipientes que vc descarta. Se vc perceber que existe uma pequena possibilidade de uma pequeno animalzinho se "enfiar " ali ... destrua-a de alguma maneira. Porém o principal é vc lavar o recipiente,  afinal sem comida não tem porque o bicho xeretar ali dentro ;)

São com essas pequenas ações, que não nos custam nada, que podemos evitar situações de riscos e minimizar as possibilidades de um sofrimento terrível.

Se possível ... ALIMENTE UM ANIMAL DE RUA. Seja ativo na causa animal!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário