Seguidores

quarta-feira, 24 de julho de 2013

SEM CONIVÊNCIA NÃO HÁ ABUSO


foto: reviewslee.blogspot.com


Compartilhar nossa vida com um animal é um grande privilégio!! O prazer que a convivência com eles nos proporciona é tanta que é natural a gt espalhar as alegrias aos quatro ventos. 


Acho inclusive que por toda essa propaganda (rs) positiva sobre um retorno de amor garantido ... aumenta a olhos vistos o número de pessoas que optam, pela primeira vez, em colocar um bichinho na sua vida. 




Isso tudo gera um ciclo ... mais gente com pets em casa aumenta o movimento do mercado pet e com o aumento do movimento do mercado pet ... mais gt resolve ter um bichinho em casa. São eles entrando na nossa roda viva comercial.
http://www.dogster.com/

Como consequência mtos encontram aí um novo nicho comercial!! Tá fácil perceber o aumento do número de pessoas que criam animais para comercialização.  Na sua grande maioria cães e gatos, porém não só eles como aves, porquinhos, coelhos e diversos outros transformam-se hoje em  dia, em fonte de renda de mtos ... única ou complementar!!

Honestamente não tenho nada contra este tipo de comércio mas claro que tenho paramêtros e convicções próprias,  primadas no bem estar do animal.

 Mas não são poucos os amantes de animais ferrenhamente contra tal comércio, considerando-o abuso e até maus tratos. Acho que ficam mais horrorizados principalmente por termos tantos animais de rua a espera de uma família.
 Mas enfim, cd um segue seu coração e acredito que preferências (inclusive de sentimentos) são naturais do ser humano e devem ser respeitadas. Cada um tem seu direito de escolher com quem deseja conviver!!


Independente de não me opor a venda de filhotes não posso fingir que não enxergo algumas consequências desastrosas de todo esse comércio. Vejo hoje dois segmentos crescentes de "criadores" que  realmente me angustiam mto. 


Um deles considero fruto da falta de informação. Surgem do impulso daqueles q adoram de paixão seus animais e os colocam prá cruzar sem qquer planejamento. Aí  deixam a vontade falar mais alto, afinal é uma graça uma fêmea prenhe. Ver seus filhotinhos nascendo então é mágico ... emoção difícil de esquecer.  Fácil de esquecer ... antes de tudo se tornar possível,  é que os mágicos filhotinhos fazem cocô pela casa, pisam e espalham td não só na casa mas neles tbém. Choram, latem, fazem bagunça e exigem cuidados e atenção. E qdo  até a própria mãe, exausta, foge deles, vai acabar sobrando prá vc. Consequência disso ...  filhotes são tirados da mãe mto antes do tempo mínimo necessário para puro conforto dos tutores. A fêmea sofre e os filhotes sofrem mto mais ... psicologicamente e fisicamente pois a amamentação, fundamental pro seu perfeito desenvolvimento lhes foi tirada como num castigo. São seres vivos ... não projeto de ciencias !! Eles tem necessidades assim como nós. Por isso planeje a gestação da sua fêmea e não esqueça que a ninhada vai precisar dela por no mínimo 40 dias. Vc não pode despejá-los antes disso ... avalie e veja se vc pode assumir essa responsabilidade. Eles não pediram prá nascer, foi vc quem desejou e permitiu que isso acontecesse.



Mas há situação pior, um tipo que me causa verdadeiro desprezo e revolta, os criadores de fundo de quintal. Aqueles que fazem da venda de filhotes única e exclusivamente uma atividade comercial, onde só o que importa é o lucro. Lógico que nem tds são assim ... conheço mtos que DEDICAM-SE E PREOCUPAM-SE com o bem estar de seus animais.

Mas infelizmente mtos outros não!! Nem ao menos
respeitam os intervalos entre os cios e liberam filhotes de acordo com a vontade do comprador. Normalmente bem cedo ... ou prá não perder  a venda dos que compram no impulso ... ou prá ludibriar o cliente sobre o tamanho do filhote. Situação frequente entre os que escolhem cães de raças pequenas. Não é nda difícil nos depararmos com filhotes bem mais novos do que os tutores pensam que são ... chega a ser constrangedor informar isso aos clientes.

Outra gde razão prá liberação precoce dos filhotes não se engane é a economia. Sim, economia ... tanto de ração uma vez q a fêmea come mais enquanto amamenta, como de vacinas e vermífugos para a ninhada. Cruel ... mas realidade pura dos maus criadores que são nada mais que sugadores de animais. Prá eles nem adianta apelar, apenas prá vcs ... possíveis compradores ... esforcem-se para reconhecê-los e evite-os.




Pense mt bem antes de cruzar sua fêmea ... no tempo que vc terá que dedicar a ela e seus filhotes. Pense nos custos que vem pela frente, como de uma possível cesárea, na alimentação reforçada, nas vacinas e  nos vermífugos dados nos filhotes antes de serem entregues. Do período em que vc terá que ficar com a ninhada para garantir a amamentação. Certifique-se, antes de tudo, de que há quem queira estes filhotes comprando ou recebendo como doação ... vc vai ver que bons tutores são mais difíceis de serem encontrados do que vc imagina. E na dúvida de realizar com dignidade todas as sua funções de tutor(a) responsável ... não acasale sua menina.



Agora se vc decidiu por comprar um filhote tenha cuidado redobrado. Não seja conivente com o abuso de animais. Verifique as instalações onde estão a mãe e os filhotes. Preste atenção nas condições desta fêmea. Ela se mostra saudável? Peça prá ver a carterinha de vacinas da mãe, enfim ... tente comprovar que vc está adquirindo um filhote de um criador responsável, que respeita seus animais. 
Ahhh ... acima de tudo, respeite o período de amamentação do seu filhote. Vc terá a vida toda prá curti-lo, aliás ... desconfie da competência de quem não pensa da mesma forma!!

FILHOTES NASCIDOS DE MÃES QUE SOFREM MAUS TRATOS SÓ SÃO VENDIDOS SE ALGUÉM OS COMPRAR!!!!






sexta-feira, 19 de julho de 2013

O PIOR MOMENTO



http://www.petrede.com.br/



Prá quem realmente ama seus animais não tem momento mais temido do que a hora da despedida. E fatalmente ela chega bem antes do que gostaríamos. Essa é uma realidade prá maioria das pessoas uma vez que infelizmente a expectativa de vida deles é bem menor que a nossa.







Algumas vzs ainda ganhamos um tempo prá nos prepararmos qdo temos a benção de acompanhá-los em sua jornada até que fiquem bem velhinhos. E por mais que a gt não queira admitir, sabemos que o tempo está diminuindo e algumas vzs qdo chega o momento, fica um pouco mais fácil aceitar. 
Só algumas vezes ...


http://giselesketchbook.blogspot.com.br/2010/10/o-construtor-de-nuvens-final.html


Pior é quando a morte acontece repentinamente por uma doença fatal, um acidente ou outra tragédia qualquer. O inesperado é tão difícil de aceitar quanto a própria morte.
E além da dor irremediável da perda surge um outro gde problema. Onde levá-los?? Quais caminhos que temos para o descanso final do nosso amigo?
Hoje, graças ao maior comprometimento com nossos animais de estimação, aumentamos nossas  exigências e  temos opções bem mais dignas para este processo, mas nem sempre foi assim.  E mesmo com essas conquistas, infelizmente as melhores opções ainda não são prá todos!!


http://paws-on-the-run.ca/2012/04/earth-water-and-sky-mini-sessions/


O mais comum, antigamente,  era que as famílias indignadas em entregarem seus companheiros para a empresa de lixo da cidade, fizessem elas mesmas o sepultamento. Mtos deles inclusive aconteciam em praças, jardins ou outras áreas públicas qdo as famílias não tinham um terreno próprio. 





Mto bonito se pensarmos na atitude em si, porém ilegal e totalmente condenável em relação as práticas desejáveis de Saúde Pública,  com seguros prejuízos ao meio ambiente. 

Sem o devido cuidado na embalagem do corpo e dependo do local onde ele está sendo depositado, pode haver contaminação não apenas do solo mas tbém de lençóis freáticos. Além disso ainda há o risco de novas contaminações, caso o motivo do óbito tenha sido de doenças transmissíveis a outros animais ou até mesmo a nós humanos.

Guarde então algumas dicas para quando infelizmente for o momento necessário. Lembre-se sempre que um dos seus principais aliados nesta hora de tanta dor é o médico veterinário que acompanhava seu animal. Converse com ele prá que juntos vcs encontrem a melhor opção.




Entre estas opções está deixar na própria clínica o seu amigo e eles se encarregarão de enviá-lo ao Centro de Zoonoses para o crematório da Prefeitura. Em alguns casos onde ele não exista o animal é encaminhado a um aterro sanitário. 

Algumas cidades oferecem como opção os cemitérios de animais públicos. Não deixe de verificar esta opção.





Os serviços realizados pelas prefeituras, em sua maioria,  não são cobrados. O animal pode inclusive ser retirado em casa, precisando apenas estar corretamente embalado. Este difícil procedimento causa mta dor as famílias e na maioria das vzs é a razão que as fazem recorrer ao suporte das clínicas.

Em relação as clínicas cada uma tem seu próprio protocolo. Podem haver cobranças sob alguns eventuais serviços prestados, como remoção do corpo no domicílio ou congelamento. Informe-se sempre antes de solicitar qquer um deles e evite posteriores aborrecimentos ... nesta hora vc já tem problemas suficientes.

Recentemente foi aprovada em primeira votação um projeto de lei que autoriza o sepultamento de animais de estimação nos jazigos dos cemitérios municipais. Apesar desta primeira vitória pesam ainda contra a aprovação final avaliações do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) sobre os impactos da medida ao meio ambiente e a dura realidade sobre o insuficiente números de jazigos.

http://www.wildaboutpets.net/info/inhome.asp

Os cemitérios  e crematórios particulares hoje em dia são uma crescente no mercado. Nestes, os locais são imensamente mais bonitos. Para aqueles que optam pela cremação, são oferecidas os mais diversos materiais para a confecção das urnas. Os tutores tem opção de velório e a atmosfera bucólica do local estimula visitas frequentes dos tutores aos jazigos de seus bichinhos, num ambiente onde todos os animais são bem vindos.





Num momento em que a última coisa  com a qual queremos nos preocupar são valores, chama a atenção os altos custos destes serviços oferecidos por empresas particulares. 
Caso seja realmente de sua vontade oferecer ao seu amigo este tributo, procure verificar com antecedência as formas de pagamento destes serviços. Eles tem preços mais acessíveis quando são feitos sob planos de pagamentos antecipados. Nas situações de emergência são, na maioria das vezes , mais um duro golpe. 

Jogar um animal no lixo é ...  de um descaso e de uma falta de amor que não merecem comentários. 

Que fique bem claro que usar um serviço público não demonstra menos amor da parte de um tutor. Tenha sempre a consciente tranquilidade  de que todo o carinho e o respeito que seu animal merece foi dado a ele em vida. No mais agarre-se as suas lembranças. Estas estão com vc no seu coração ... aliás não há lugar mais digno prá elas!! 










sábado, 13 de julho de 2013

ORA BOLAS !!!


Se a gente engole ... vai parar no estômago não tem jeito !! Pois é ...  é assim que se formam as intragáveis bolas de pelos dos nossos queridos gatos!!


http://pictures-of-cats.org/Cat-Hairballs.html


Os bichanos, que lambem-se para manter-se limpos, acabam ingerindo os pelos que ficam presos nas papilas da sua áspera língua. O fato é que pelos não são digeríveis e logo precisam ser eliminados. Isso acontece qdo eles começam a acumular e causar desconforto. Formam-se então os tricobenzoares, mais conhecidos como bolas de pelos.




http://smartpethealthcare.wordpress.com/

Normalmente a eliminação dos tricobenzoares é feita através do vômito. Apesar do desespero que sentimos ao ver o processo de expulsão, ela não é nada demais pros gatos ... mesmo prá aqueles que a transformam numa verdadeira novela mexicana. Algumas vzs causam problemas no estômago, qdo há dificuldade em expulsá-la. A boa notícia é que a maioria é inofensiva! Fique calmo ... é um processo normal e sem maiores consequências prá eles!!





Ahh ... é interessante dizer que ao contrário do que diz seu apelido os tricobenzoares não saem em forma de bola não !! Na verdade eles tem um contorno mais próximo de um rolinho ... formato do "caminho" por onde passam, o esôfago. É comum também estarem envoltas em líquido do conteúdo estomacal.



Outra maneira de eliminar essas "bolas" é através das fezes. Por esta via é que podem acontecer mais problemas. Quando as bolas são mto gdes a expulsão pode ficar mais difícil e acabar não ocorrendo. Com isso o gato poder ter constipação, fezes ressecadas e num caso mais grave pode inclusive ocorrer a retenção das fezes. Neste caso é necessário uma visita ao (a) veterinário(a) pois dependendo da gravidade do quadro pode ser necessária uma intervenção cirurgica!
O caminho prá sua tranquilidade é prestar atenção aos sinais que ele te dá. Fique atento e caso note que ele está quietinho demais ...  sem apetite, se perceber que ele está vomitando mto e sem conseguir fazer coco ... Procure imediatamente um(a) médico(a) veterinário(a). Esses sintomas podem aparecer tds juntos ou um ou outro ... fique alerta com qquer um deles ;)


http://www.petsbest.com/blog/hairball-help/


Um caminho prá amenizar isso, uma vez que os gatos não vão parar de se lamber,  é a escovação diária dos pelos. Assim nós retiramos uma boa quantidade de pelos mortos e diminuímos sensivelmente a quantidade de pelos ingeridos.
 Aproveite o momento prá reforçar seu carinho por seu bichinho!!♡






Uma outra dica prá ajudar os bichinhos são as pastinhas e snacks amplamente encontrados no mercado, que facilitam a expulsão das bolas. Converse com o(a) veterinário(a) dele prá saber qual melhor opção prá ele e qual frequência ideal prá vc oferecer pro bichano estes petiscos!!

Também funcionam mto bem as graminhas ... compre pronta nos Pet Shops ou plante prá ele vc mesmo!! Alpiste e milho são boas pedidas !! A graminha ajuda a melhorar o transito intestinal.


http://somosloucosporgatos.blogspot.com.br/

O número de vzs em que ele vomita essas bolas é variável. Se ligue apenas que excessos preocupam tanto quanto tentar várias vzs (vomitar) e não conseguir! Os gatos de pelos longos normalmente vomitam mais que os de pelos curtos e os que vivem com outros gatos tendem a vomitar mais tbém. Quer dúvida converse com seu veterinário(a) de confiança e informe-se melhor!! 

terça-feira, 9 de julho de 2013

NÃO É SÓ LIXO ... É ARMADILHA !!


O produção de lixo é uma preocupação mundial mais especificamente no que diz respeito ao seu descarte. Felizmente o número de adeptos a cultura da reciclagem cresce a cada dia. Mas, mesmo com esses dados positivos ainda há mta coisa errada, mto a ser melhorado.


Situação ideal é a população toda controlar (e diminuir) sua produção de lixo e  fazer sua separação, mas prá esta realidade ... ainda temos mto chão :(

Apesar da gde maioria que joga td no lixo e de qquer jeito ( e prá esses qquer apelo é praticamente inútil), mtos fazem a coleta seletiva, mas  destes tbém mtos fazem de maneira errada. Mta gt separa o lixo, mas esquece que essa é uma separação de um "lixo limpo" ... ou seja tem que ser limpo antes de ser acondicionado nas áreas de coleta.

Pode parecer que esse assunto nada tem a ver com os nossos bichos. Mas tem sim ... não só pq cuidar do meio ambiente tem a ver com todo mundo, mas pq diretamente temos uma infeliz relação. Nos lixos, as  embalagens em especial, tem causado mtos estragos aos animais. 

Quando a gt fala em lixo e prejuízo aos animais, o mais comum é nos lembrarmos dos animais marinhos sufocando com sacos plásticos ... é ... dói realmente imaginar tamanha aflição causada por nós, por nosso lixo. Mas os estragos também acontecem aqui bem perto!!

E o pior é que com essa vida loka que a gt leva, fica mto difícil parar e prestar atenção em como nossas ações mais básicas, interferem na vida dos outros, de tds os outros. 

Um exemplo, que pode mostrar facilmente isso são as latas e os potes. Mtas pessoas ainda tem o hábito de descartá-los sem lavar. Uns pela pressa, outros pq não querem "lavar lixo" ... enfim, isso neste momento não importa.

O que realmente importa é que chegando as ruas, esses potes com restos de alimentos não atraem apenas ratos e moscas, o que aliás já seria um ótimo argumento para te lembrar de limpá-los, mas tbém atraem cães e gatos que vivem nas ruas.

Estes animais saem na sua busca diária por comida e nos momentos de desespero enfiam o focinho no que aparece pela frente. Os potes, principalmente aqueles com boca estreita, transformam-se em verdadeiras armadilhas. O resto de comida q está ali é pouco e eles vão indo cada vez mais "prá dentro" tentando alcançar o finzinho e podem ficar entalados. Nos potes de vidro o risco ainda é maior pq qdo percebem q ficaram presos se debatem e podem se cortar. 


Potes de boca estreita
armadilha prá gatos e pqnos cães

Com as latas, principalmente aquelas de comidas pastosas de cães e gatos os acidentes são mto comuns. O bichinho fica preso e acaba mto machucado. Os cortes provocados podem ser mto gdes e as vzs até rasgar o rosto e  as patas. 


                                      


Essas tristes situações na maioria das vzs nem passam pela cabeça das pessoas, mesmo daquelas que amam  e respeitam os animais. Mas é uma realidade, reflexo da luta pela sobrevivência dos tantos abandonados  que temos espalhados por aí. 

Uma atitude simples ajuda a inibir esses acidentes ... amasse suas latas. Aliás, preste um pouquinho mais de atenção nos recipientes que vc descarta. Se vc perceber que existe uma pequena possibilidade de uma pequeno animalzinho se "enfiar " ali ... destrua-a de alguma maneira. Porém o principal é vc lavar o recipiente,  afinal sem comida não tem porque o bicho xeretar ali dentro ;)

São com essas pequenas ações, que não nos custam nada, que podemos evitar situações de riscos e minimizar as possibilidades de um sofrimento terrível.

Se possível ... ALIMENTE UM ANIMAL DE RUA. Seja ativo na causa animal!!



quinta-feira, 4 de julho de 2013

SARNA DEMODÉCICA ... A FAMOSA SARNA NEGRA!!!


Sarna Negra ... Estas palavras, num diagnóstico ou mesmo numa simples suspeita, despertam coceiras e desespero em quem as ouve!! Sabe aquela história que não se deve sofrer por antecedência ... esta é uma  dessas situações!!




Antes de tudo tranquilize-se, a sarna demodécica do seu animalzinho não pode ser transmitida prá vc,   isso pq que seu agente, o ácaro Demodex, é bem específico. Portanto, não tome nenhuma decisão precipitada da qual vc possa se arrepender.

Só prá ficar fácil ... o  Demodex canis vai acometer os cães, já os gatos são acometidos pelo Demodex cati, porém é mais difícil sua ocorrência e nenhum deles afeta o homem!!

A doença manifesta-se normalmente após uma diminuição da imunidade do animal. Esta queda de resisitência  permite que o agente, que existe na flora normal da pele desequilibre-se, aumente sensivelmente sua multiplicação, passando assim a desencadear a sarna.

Sua transmissão aconteceu de mãe prá filho, ou seja ela é genética ... e não é contagiosa. Logo, não há necessidade alguma de vc preocupar-se com a contaminação de outros cães e portanto não há motivos prá  deixar o bichinho em solitária a vida inteira. Ele terá uma vida normal ... aliás  viver feliz e com qualidade de vida só contribui para controlar possíveis crises. Separá-lo dos outros animais só em beneficio dele mesmo, qdo o outro tiver algum problema que possa interferir negativamente na imunidade do nosso amiguinho.

A confirmação do diagnóstico é de fundamental importância. Alguns cuidados e medicamentos são específicos para o controle desta sarna. Procure um(a) Médico Veterinário(a), através de um exame clínico ele consegue identificar o quadro, confirmando-o através de um raspado de pele.

A sarna demodécica apresenta-se de 2 formas, localizada e generalizada, sendo a segunda mais agressiva e preocupante.

Na localizada, que afeta principalmente an mais jovens, as lesões são poucas e focais. Evidenciam-se áreas com queda de pêlo, avermelhadas,  em especial na região da face ao redor dos olhos e nas patas. A coceira normalmente é leve. Na maioria das vezes um tratamento exclusivamente tópico ( com banhos e loções) consegue resolvê-la. E então com ajuda do veterinário algumas mudanças de conduta são suficientes para que a as crises sejam cd vez menos frequentes.

A forma generalizada manifesta-se principalmente em animais mais idosos ou com algum fator que interferiu na imunidade (diminuindo-a) e predispondo a ocorrência da sarna.  Mais severa, com lesões mais extensas e espalhadas por todo o corpo do animal, neste tipo é comum ocorrerem infecções secundárias, em especial pela malassezia.  Com a coceira o animal faz novas lesões e dificulta mto a cicatrização. Inflamação ... pus, são mtos os desconfortos. Sem o cuidado devido o animal  pode ficar severamente comprometido. Em razão de tudo isso é comum a presença de um cheiro  forte e desagradável. Aliás esta é uma das razões para alguns donos (acho q neste momento esta expressão cabe melhor que tutor) resolvam sacrificar o animal ... para o bem dele ... claro!!! :(  ...  Não se afaste dele no momento em que ele mais precisa de vc!!

É sabido que nestes casos generalizados o tratamento é mto chato, demorado e por vezes caro ... mas o cão não tem culpa e está sofrendo mto mais do que vc!! Tenha um pouco de paciência e dedicação, com o controle td ficará mais fácil e vcs dois poderão viver normalmente.

Em relação ao tratamento, não cabe aqui falar sobre medicamentos usados. Minha intenção é alertar sobre a doença e não substituir uma consulta ao seu profissional de confiança. O protocolo usado pelo (a) veterinário(a) do seu pet vai basear-se no estado geral dele e na possibilidade de outros processos envolvidos, o que é comum em animais mais velhos.  Nas generalizadas é provável o uso de  antibioticoterapia além de outros fármacos de suporte. Por isso não tente resolver com seu cão do mesmo jeito que algum bem intencionado resolveu com o cão dele. Alguns medicamentos podem mascarar processos, resolvendo temporariamente alguns sintomas mas causando graves pioras no quadro geral. Não torne as coisas mais difíceis e caras ... procure um(a)  médico(a) assim que notar qquer sintoma semelhante.

Um ponto importante ... Imagine o stress pelo qual uma fêmea passa no período do cio ... isso por si só já seria razão suficiente para que fosse recomendada a castração, uma vez que sabemos que poderia desencadear uma crise. Mais triste ainda é a coitadinha passar por isso e ainda por cima procriar. Mais estress a vista ... parto e pós-parto e irresponsavelmente, a transmissão de td este desconforto aos seus bebezinhos!! Não esqueçam a sarna demodécica é hereditária. Não permita que mais nenhum outro serzinho sofra com este mal !!

A qualidade de vida deste cão vai delimitar suas crises. Mantenha-o saudável, bem alimentado, vacinado, vermifugado e sob ótimas condições de higiene. Tudo isso mantém sua imunidade em alta e diminui e mto as chances de crises.

É possível viver bem sim com sarna negra, ela não é um veredicto de morte. Entenda apenas que vc é tutor de um animalzinho mais sensível, que precisa de alguns cuidados especiais. Nos momentos em que a pele dele mostrar sinais de desequilibrio haja com rapidez. Evite situações de stress e alimentos sabidamente prejudiciais a saúde da pele e tudo se ajeita !!!

Por fim, odeio dar maus exemplos,  pq quem nunca ouviu falar acaba aprendendo e num momento de desespero pode acabar usando, mas este é realmente necessário ... óleo queimado e creolina não são tratamento prá sarna são apenas substâncias tóxicas e caústicas e vão agravar profundamente o estado do seu bichinho!! Aplicá-los não é falta de informação é irresponsabilidade!!

Procure seu veterinário(a) de confiança e esclareça suas dúvidas!!!


BRISA 



ESTA É A BRISA ... ELA FOI DIAGNOSTICADA BEM NOVINHA COM A SARNA DEMODÉCICA. CONVIVE COM ELA A 12 ANOS E GRAÇAS A UMA BOA ALIMENTAÇÃO,  AS PRECAUÇÕES NECESSÁRIAS E MTAS DOSES DE AMOR PASSA POR SUAS CRISES SEM MTO SOFRIMENTO PRÁ ELA E SUA FAMÍLIA!!!