Seguidores

quarta-feira, 24 de julho de 2013

SEM CONIVÊNCIA NÃO HÁ ABUSO


foto: reviewslee.blogspot.com


Compartilhar nossa vida com um animal é um grande privilégio!! O prazer que a convivência com eles nos proporciona é tanta que é natural a gt espalhar as alegrias aos quatro ventos. 


Acho inclusive que por toda essa propaganda (rs) positiva sobre um retorno de amor garantido ... aumenta a olhos vistos o número de pessoas que optam, pela primeira vez, em colocar um bichinho na sua vida. 




Isso tudo gera um ciclo ... mais gente com pets em casa aumenta o movimento do mercado pet e com o aumento do movimento do mercado pet ... mais gt resolve ter um bichinho em casa. São eles entrando na nossa roda viva comercial.
http://www.dogster.com/

Como consequência mtos encontram aí um novo nicho comercial!! Tá fácil perceber o aumento do número de pessoas que criam animais para comercialização.  Na sua grande maioria cães e gatos, porém não só eles como aves, porquinhos, coelhos e diversos outros transformam-se hoje em  dia, em fonte de renda de mtos ... única ou complementar!!

Honestamente não tenho nada contra este tipo de comércio mas claro que tenho paramêtros e convicções próprias,  primadas no bem estar do animal.

 Mas não são poucos os amantes de animais ferrenhamente contra tal comércio, considerando-o abuso e até maus tratos. Acho que ficam mais horrorizados principalmente por termos tantos animais de rua a espera de uma família.
 Mas enfim, cd um segue seu coração e acredito que preferências (inclusive de sentimentos) são naturais do ser humano e devem ser respeitadas. Cada um tem seu direito de escolher com quem deseja conviver!!


Independente de não me opor a venda de filhotes não posso fingir que não enxergo algumas consequências desastrosas de todo esse comércio. Vejo hoje dois segmentos crescentes de "criadores" que  realmente me angustiam mto. 


Um deles considero fruto da falta de informação. Surgem do impulso daqueles q adoram de paixão seus animais e os colocam prá cruzar sem qquer planejamento. Aí  deixam a vontade falar mais alto, afinal é uma graça uma fêmea prenhe. Ver seus filhotinhos nascendo então é mágico ... emoção difícil de esquecer.  Fácil de esquecer ... antes de tudo se tornar possível,  é que os mágicos filhotinhos fazem cocô pela casa, pisam e espalham td não só na casa mas neles tbém. Choram, latem, fazem bagunça e exigem cuidados e atenção. E qdo  até a própria mãe, exausta, foge deles, vai acabar sobrando prá vc. Consequência disso ...  filhotes são tirados da mãe mto antes do tempo mínimo necessário para puro conforto dos tutores. A fêmea sofre e os filhotes sofrem mto mais ... psicologicamente e fisicamente pois a amamentação, fundamental pro seu perfeito desenvolvimento lhes foi tirada como num castigo. São seres vivos ... não projeto de ciencias !! Eles tem necessidades assim como nós. Por isso planeje a gestação da sua fêmea e não esqueça que a ninhada vai precisar dela por no mínimo 40 dias. Vc não pode despejá-los antes disso ... avalie e veja se vc pode assumir essa responsabilidade. Eles não pediram prá nascer, foi vc quem desejou e permitiu que isso acontecesse.



Mas há situação pior, um tipo que me causa verdadeiro desprezo e revolta, os criadores de fundo de quintal. Aqueles que fazem da venda de filhotes única e exclusivamente uma atividade comercial, onde só o que importa é o lucro. Lógico que nem tds são assim ... conheço mtos que DEDICAM-SE E PREOCUPAM-SE com o bem estar de seus animais.

Mas infelizmente mtos outros não!! Nem ao menos
respeitam os intervalos entre os cios e liberam filhotes de acordo com a vontade do comprador. Normalmente bem cedo ... ou prá não perder  a venda dos que compram no impulso ... ou prá ludibriar o cliente sobre o tamanho do filhote. Situação frequente entre os que escolhem cães de raças pequenas. Não é nda difícil nos depararmos com filhotes bem mais novos do que os tutores pensam que são ... chega a ser constrangedor informar isso aos clientes.

Outra gde razão prá liberação precoce dos filhotes não se engane é a economia. Sim, economia ... tanto de ração uma vez q a fêmea come mais enquanto amamenta, como de vacinas e vermífugos para a ninhada. Cruel ... mas realidade pura dos maus criadores que são nada mais que sugadores de animais. Prá eles nem adianta apelar, apenas prá vcs ... possíveis compradores ... esforcem-se para reconhecê-los e evite-os.




Pense mt bem antes de cruzar sua fêmea ... no tempo que vc terá que dedicar a ela e seus filhotes. Pense nos custos que vem pela frente, como de uma possível cesárea, na alimentação reforçada, nas vacinas e  nos vermífugos dados nos filhotes antes de serem entregues. Do período em que vc terá que ficar com a ninhada para garantir a amamentação. Certifique-se, antes de tudo, de que há quem queira estes filhotes comprando ou recebendo como doação ... vc vai ver que bons tutores são mais difíceis de serem encontrados do que vc imagina. E na dúvida de realizar com dignidade todas as sua funções de tutor(a) responsável ... não acasale sua menina.



Agora se vc decidiu por comprar um filhote tenha cuidado redobrado. Não seja conivente com o abuso de animais. Verifique as instalações onde estão a mãe e os filhotes. Preste atenção nas condições desta fêmea. Ela se mostra saudável? Peça prá ver a carterinha de vacinas da mãe, enfim ... tente comprovar que vc está adquirindo um filhote de um criador responsável, que respeita seus animais. 
Ahhh ... acima de tudo, respeite o período de amamentação do seu filhote. Vc terá a vida toda prá curti-lo, aliás ... desconfie da competência de quem não pensa da mesma forma!!

FILHOTES NASCIDOS DE MÃES QUE SOFREM MAUS TRATOS SÓ SÃO VENDIDOS SE ALGUÉM OS COMPRAR!!!!






sexta-feira, 19 de julho de 2013

O PIOR MOMENTO



http://www.petrede.com.br/



Prá quem realmente ama seus animais não tem momento mais temido do que a hora da despedida. E fatalmente ela chega bem antes do que gostaríamos. Essa é uma realidade prá maioria das pessoas uma vez que infelizmente a expectativa de vida deles é bem menor que a nossa.







Algumas vzs ainda ganhamos um tempo prá nos prepararmos qdo temos a benção de acompanhá-los em sua jornada até que fiquem bem velhinhos. E por mais que a gt não queira admitir, sabemos que o tempo está diminuindo e algumas vzs qdo chega o momento, fica um pouco mais fácil aceitar. 
Só algumas vezes ...


http://giselesketchbook.blogspot.com.br/2010/10/o-construtor-de-nuvens-final.html


Pior é quando a morte acontece repentinamente por uma doença fatal, um acidente ou outra tragédia qualquer. O inesperado é tão difícil de aceitar quanto a própria morte.
E além da dor irremediável da perda surge um outro gde problema. Onde levá-los?? Quais caminhos que temos para o descanso final do nosso amigo?
Hoje, graças ao maior comprometimento com nossos animais de estimação, aumentamos nossas  exigências e  temos opções bem mais dignas para este processo, mas nem sempre foi assim.  E mesmo com essas conquistas, infelizmente as melhores opções ainda não são prá todos!!


http://paws-on-the-run.ca/2012/04/earth-water-and-sky-mini-sessions/


O mais comum, antigamente,  era que as famílias indignadas em entregarem seus companheiros para a empresa de lixo da cidade, fizessem elas mesmas o sepultamento. Mtos deles inclusive aconteciam em praças, jardins ou outras áreas públicas qdo as famílias não tinham um terreno próprio. 





Mto bonito se pensarmos na atitude em si, porém ilegal e totalmente condenável em relação as práticas desejáveis de Saúde Pública,  com seguros prejuízos ao meio ambiente. 

Sem o devido cuidado na embalagem do corpo e dependo do local onde ele está sendo depositado, pode haver contaminação não apenas do solo mas tbém de lençóis freáticos. Além disso ainda há o risco de novas contaminações, caso o motivo do óbito tenha sido de doenças transmissíveis a outros animais ou até mesmo a nós humanos.

Guarde então algumas dicas para quando infelizmente for o momento necessário. Lembre-se sempre que um dos seus principais aliados nesta hora de tanta dor é o médico veterinário que acompanhava seu animal. Converse com ele prá que juntos vcs encontrem a melhor opção.




Entre estas opções está deixar na própria clínica o seu amigo e eles se encarregarão de enviá-lo ao Centro de Zoonoses para o crematório da Prefeitura. Em alguns casos onde ele não exista o animal é encaminhado a um aterro sanitário. 

Algumas cidades oferecem como opção os cemitérios de animais públicos. Não deixe de verificar esta opção.





Os serviços realizados pelas prefeituras, em sua maioria,  não são cobrados. O animal pode inclusive ser retirado em casa, precisando apenas estar corretamente embalado. Este difícil procedimento causa mta dor as famílias e na maioria das vzs é a razão que as fazem recorrer ao suporte das clínicas.

Em relação as clínicas cada uma tem seu próprio protocolo. Podem haver cobranças sob alguns eventuais serviços prestados, como remoção do corpo no domicílio ou congelamento. Informe-se sempre antes de solicitar qquer um deles e evite posteriores aborrecimentos ... nesta hora vc já tem problemas suficientes.

Recentemente foi aprovada em primeira votação um projeto de lei que autoriza o sepultamento de animais de estimação nos jazigos dos cemitérios municipais. Apesar desta primeira vitória pesam ainda contra a aprovação final avaliações do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) sobre os impactos da medida ao meio ambiente e a dura realidade sobre o insuficiente números de jazigos.

http://www.wildaboutpets.net/info/inhome.asp

Os cemitérios  e crematórios particulares hoje em dia são uma crescente no mercado. Nestes, os locais são imensamente mais bonitos. Para aqueles que optam pela cremação, são oferecidas os mais diversos materiais para a confecção das urnas. Os tutores tem opção de velório e a atmosfera bucólica do local estimula visitas frequentes dos tutores aos jazigos de seus bichinhos, num ambiente onde todos os animais são bem vindos.





Num momento em que a última coisa  com a qual queremos nos preocupar são valores, chama a atenção os altos custos destes serviços oferecidos por empresas particulares. 
Caso seja realmente de sua vontade oferecer ao seu amigo este tributo, procure verificar com antecedência as formas de pagamento destes serviços. Eles tem preços mais acessíveis quando são feitos sob planos de pagamentos antecipados. Nas situações de emergência são, na maioria das vezes , mais um duro golpe. 

Jogar um animal no lixo é ...  de um descaso e de uma falta de amor que não merecem comentários. 

Que fique bem claro que usar um serviço público não demonstra menos amor da parte de um tutor. Tenha sempre a consciente tranquilidade  de que todo o carinho e o respeito que seu animal merece foi dado a ele em vida. No mais agarre-se as suas lembranças. Estas estão com vc no seu coração ... aliás não há lugar mais digno prá elas!! 










sábado, 13 de julho de 2013

ORA BOLAS !!!


Se a gente engole ... vai parar no estômago não tem jeito !! Pois é ...  é assim que se formam as intragáveis bolas de pelos dos nossos queridos gatos!!


http://pictures-of-cats.org/Cat-Hairballs.html


Os bichanos, que lambem-se para manter-se limpos, acabam ingerindo os pelos que ficam presos nas papilas da sua áspera língua. O fato é que pelos não são digeríveis e logo precisam ser eliminados. Isso acontece qdo eles começam a acumular e causar desconforto. Formam-se então os tricobenzoares, mais conhecidos como bolas de pelos.




http://smartpethealthcare.wordpress.com/

Normalmente a eliminação dos tricobenzoares é feita através do vômito. Apesar do desespero que sentimos ao ver o processo de expulsão, ela não é nada demais pros gatos ... mesmo prá aqueles que a transformam numa verdadeira novela mexicana. Algumas vzs causam problemas no estômago, qdo há dificuldade em expulsá-la. A boa notícia é que a maioria é inofensiva! Fique calmo ... é um processo normal e sem maiores consequências prá eles!!





Ahh ... é interessante dizer que ao contrário do que diz seu apelido os tricobenzoares não saem em forma de bola não !! Na verdade eles tem um contorno mais próximo de um rolinho ... formato do "caminho" por onde passam, o esôfago. É comum também estarem envoltas em líquido do conteúdo estomacal.



Outra maneira de eliminar essas "bolas" é através das fezes. Por esta via é que podem acontecer mais problemas. Quando as bolas são mto gdes a expulsão pode ficar mais difícil e acabar não ocorrendo. Com isso o gato poder ter constipação, fezes ressecadas e num caso mais grave pode inclusive ocorrer a retenção das fezes. Neste caso é necessário uma visita ao (a) veterinário(a) pois dependendo da gravidade do quadro pode ser necessária uma intervenção cirurgica!
O caminho prá sua tranquilidade é prestar atenção aos sinais que ele te dá. Fique atento e caso note que ele está quietinho demais ...  sem apetite, se perceber que ele está vomitando mto e sem conseguir fazer coco ... Procure imediatamente um(a) médico(a) veterinário(a). Esses sintomas podem aparecer tds juntos ou um ou outro ... fique alerta com qquer um deles ;)


http://www.petsbest.com/blog/hairball-help/


Um caminho prá amenizar isso, uma vez que os gatos não vão parar de se lamber,  é a escovação diária dos pelos. Assim nós retiramos uma boa quantidade de pelos mortos e diminuímos sensivelmente a quantidade de pelos ingeridos.
 Aproveite o momento prá reforçar seu carinho por seu bichinho!!♡






Uma outra dica prá ajudar os bichinhos são as pastinhas e snacks amplamente encontrados no mercado, que facilitam a expulsão das bolas. Converse com o(a) veterinário(a) dele prá saber qual melhor opção prá ele e qual frequência ideal prá vc oferecer pro bichano estes petiscos!!

Também funcionam mto bem as graminhas ... compre pronta nos Pet Shops ou plante prá ele vc mesmo!! Alpiste e milho são boas pedidas !! A graminha ajuda a melhorar o transito intestinal.


http://somosloucosporgatos.blogspot.com.br/

O número de vzs em que ele vomita essas bolas é variável. Se ligue apenas que excessos preocupam tanto quanto tentar várias vzs (vomitar) e não conseguir! Os gatos de pelos longos normalmente vomitam mais que os de pelos curtos e os que vivem com outros gatos tendem a vomitar mais tbém. Quer dúvida converse com seu veterinário(a) de confiança e informe-se melhor!! 

terça-feira, 9 de julho de 2013

NÃO É SÓ LIXO ... É ARMADILHA !!


O produção de lixo é uma preocupação mundial mais especificamente no que diz respeito ao seu descarte. Felizmente o número de adeptos a cultura da reciclagem cresce a cada dia. Mas, mesmo com esses dados positivos ainda há mta coisa errada, mto a ser melhorado.


Situação ideal é a população toda controlar (e diminuir) sua produção de lixo e  fazer sua separação, mas prá esta realidade ... ainda temos mto chão :(

Apesar da gde maioria que joga td no lixo e de qquer jeito ( e prá esses qquer apelo é praticamente inútil), mtos fazem a coleta seletiva, mas  destes tbém mtos fazem de maneira errada. Mta gt separa o lixo, mas esquece que essa é uma separação de um "lixo limpo" ... ou seja tem que ser limpo antes de ser acondicionado nas áreas de coleta.

Pode parecer que esse assunto nada tem a ver com os nossos bichos. Mas tem sim ... não só pq cuidar do meio ambiente tem a ver com todo mundo, mas pq diretamente temos uma infeliz relação. Nos lixos, as  embalagens em especial, tem causado mtos estragos aos animais. 

Quando a gt fala em lixo e prejuízo aos animais, o mais comum é nos lembrarmos dos animais marinhos sufocando com sacos plásticos ... é ... dói realmente imaginar tamanha aflição causada por nós, por nosso lixo. Mas os estragos também acontecem aqui bem perto!!

E o pior é que com essa vida loka que a gt leva, fica mto difícil parar e prestar atenção em como nossas ações mais básicas, interferem na vida dos outros, de tds os outros. 

Um exemplo, que pode mostrar facilmente isso são as latas e os potes. Mtas pessoas ainda tem o hábito de descartá-los sem lavar. Uns pela pressa, outros pq não querem "lavar lixo" ... enfim, isso neste momento não importa.

O que realmente importa é que chegando as ruas, esses potes com restos de alimentos não atraem apenas ratos e moscas, o que aliás já seria um ótimo argumento para te lembrar de limpá-los, mas tbém atraem cães e gatos que vivem nas ruas.

Estes animais saem na sua busca diária por comida e nos momentos de desespero enfiam o focinho no que aparece pela frente. Os potes, principalmente aqueles com boca estreita, transformam-se em verdadeiras armadilhas. O resto de comida q está ali é pouco e eles vão indo cada vez mais "prá dentro" tentando alcançar o finzinho e podem ficar entalados. Nos potes de vidro o risco ainda é maior pq qdo percebem q ficaram presos se debatem e podem se cortar. 


Potes de boca estreita
armadilha prá gatos e pqnos cães

Com as latas, principalmente aquelas de comidas pastosas de cães e gatos os acidentes são mto comuns. O bichinho fica preso e acaba mto machucado. Os cortes provocados podem ser mto gdes e as vzs até rasgar o rosto e  as patas. 


                                      


Essas tristes situações na maioria das vzs nem passam pela cabeça das pessoas, mesmo daquelas que amam  e respeitam os animais. Mas é uma realidade, reflexo da luta pela sobrevivência dos tantos abandonados  que temos espalhados por aí. 

Uma atitude simples ajuda a inibir esses acidentes ... amasse suas latas. Aliás, preste um pouquinho mais de atenção nos recipientes que vc descarta. Se vc perceber que existe uma pequena possibilidade de uma pequeno animalzinho se "enfiar " ali ... destrua-a de alguma maneira. Porém o principal é vc lavar o recipiente,  afinal sem comida não tem porque o bicho xeretar ali dentro ;)

São com essas pequenas ações, que não nos custam nada, que podemos evitar situações de riscos e minimizar as possibilidades de um sofrimento terrível.

Se possível ... ALIMENTE UM ANIMAL DE RUA. Seja ativo na causa animal!!



quinta-feira, 4 de julho de 2013

SARNA DEMODÉCICA ... A FAMOSA SARNA NEGRA!!!


Sarna Negra ... Estas palavras, num diagnóstico ou mesmo numa simples suspeita, despertam coceiras e desespero em quem as ouve!! Sabe aquela história que não se deve sofrer por antecedência ... esta é uma  dessas situações!!




Antes de tudo tranquilize-se, a sarna demodécica do seu animalzinho não pode ser transmitida prá vc,   isso pq que seu agente, o ácaro Demodex, é bem específico. Portanto, não tome nenhuma decisão precipitada da qual vc possa se arrepender.

Só prá ficar fácil ... o  Demodex canis vai acometer os cães, já os gatos são acometidos pelo Demodex cati, porém é mais difícil sua ocorrência e nenhum deles afeta o homem!!

A doença manifesta-se normalmente após uma diminuição da imunidade do animal. Esta queda de resisitência  permite que o agente, que existe na flora normal da pele desequilibre-se, aumente sensivelmente sua multiplicação, passando assim a desencadear a sarna.

Sua transmissão aconteceu de mãe prá filho, ou seja ela é genética ... e não é contagiosa. Logo, não há necessidade alguma de vc preocupar-se com a contaminação de outros cães e portanto não há motivos prá  deixar o bichinho em solitária a vida inteira. Ele terá uma vida normal ... aliás  viver feliz e com qualidade de vida só contribui para controlar possíveis crises. Separá-lo dos outros animais só em beneficio dele mesmo, qdo o outro tiver algum problema que possa interferir negativamente na imunidade do nosso amiguinho.

A confirmação do diagnóstico é de fundamental importância. Alguns cuidados e medicamentos são específicos para o controle desta sarna. Procure um(a) Médico Veterinário(a), através de um exame clínico ele consegue identificar o quadro, confirmando-o através de um raspado de pele.

A sarna demodécica apresenta-se de 2 formas, localizada e generalizada, sendo a segunda mais agressiva e preocupante.

Na localizada, que afeta principalmente an mais jovens, as lesões são poucas e focais. Evidenciam-se áreas com queda de pêlo, avermelhadas,  em especial na região da face ao redor dos olhos e nas patas. A coceira normalmente é leve. Na maioria das vezes um tratamento exclusivamente tópico ( com banhos e loções) consegue resolvê-la. E então com ajuda do veterinário algumas mudanças de conduta são suficientes para que a as crises sejam cd vez menos frequentes.

A forma generalizada manifesta-se principalmente em animais mais idosos ou com algum fator que interferiu na imunidade (diminuindo-a) e predispondo a ocorrência da sarna.  Mais severa, com lesões mais extensas e espalhadas por todo o corpo do animal, neste tipo é comum ocorrerem infecções secundárias, em especial pela malassezia.  Com a coceira o animal faz novas lesões e dificulta mto a cicatrização. Inflamação ... pus, são mtos os desconfortos. Sem o cuidado devido o animal  pode ficar severamente comprometido. Em razão de tudo isso é comum a presença de um cheiro  forte e desagradável. Aliás esta é uma das razões para alguns donos (acho q neste momento esta expressão cabe melhor que tutor) resolvam sacrificar o animal ... para o bem dele ... claro!!! :(  ...  Não se afaste dele no momento em que ele mais precisa de vc!!

É sabido que nestes casos generalizados o tratamento é mto chato, demorado e por vezes caro ... mas o cão não tem culpa e está sofrendo mto mais do que vc!! Tenha um pouco de paciência e dedicação, com o controle td ficará mais fácil e vcs dois poderão viver normalmente.

Em relação ao tratamento, não cabe aqui falar sobre medicamentos usados. Minha intenção é alertar sobre a doença e não substituir uma consulta ao seu profissional de confiança. O protocolo usado pelo (a) veterinário(a) do seu pet vai basear-se no estado geral dele e na possibilidade de outros processos envolvidos, o que é comum em animais mais velhos.  Nas generalizadas é provável o uso de  antibioticoterapia além de outros fármacos de suporte. Por isso não tente resolver com seu cão do mesmo jeito que algum bem intencionado resolveu com o cão dele. Alguns medicamentos podem mascarar processos, resolvendo temporariamente alguns sintomas mas causando graves pioras no quadro geral. Não torne as coisas mais difíceis e caras ... procure um(a)  médico(a) assim que notar qquer sintoma semelhante.

Um ponto importante ... Imagine o stress pelo qual uma fêmea passa no período do cio ... isso por si só já seria razão suficiente para que fosse recomendada a castração, uma vez que sabemos que poderia desencadear uma crise. Mais triste ainda é a coitadinha passar por isso e ainda por cima procriar. Mais estress a vista ... parto e pós-parto e irresponsavelmente, a transmissão de td este desconforto aos seus bebezinhos!! Não esqueçam a sarna demodécica é hereditária. Não permita que mais nenhum outro serzinho sofra com este mal !!

A qualidade de vida deste cão vai delimitar suas crises. Mantenha-o saudável, bem alimentado, vacinado, vermifugado e sob ótimas condições de higiene. Tudo isso mantém sua imunidade em alta e diminui e mto as chances de crises.

É possível viver bem sim com sarna negra, ela não é um veredicto de morte. Entenda apenas que vc é tutor de um animalzinho mais sensível, que precisa de alguns cuidados especiais. Nos momentos em que a pele dele mostrar sinais de desequilibrio haja com rapidez. Evite situações de stress e alimentos sabidamente prejudiciais a saúde da pele e tudo se ajeita !!!

Por fim, odeio dar maus exemplos,  pq quem nunca ouviu falar acaba aprendendo e num momento de desespero pode acabar usando, mas este é realmente necessário ... óleo queimado e creolina não são tratamento prá sarna são apenas substâncias tóxicas e caústicas e vão agravar profundamente o estado do seu bichinho!! Aplicá-los não é falta de informação é irresponsabilidade!!

Procure seu veterinário(a) de confiança e esclareça suas dúvidas!!!


BRISA 



ESTA É A BRISA ... ELA FOI DIAGNOSTICADA BEM NOVINHA COM A SARNA DEMODÉCICA. CONVIVE COM ELA A 12 ANOS E GRAÇAS A UMA BOA ALIMENTAÇÃO,  AS PRECAUÇÕES NECESSÁRIAS E MTAS DOSES DE AMOR PASSA POR SUAS CRISES SEM MTO SOFRIMENTO PRÁ ELA E SUA FAMÍLIA!!! 

sexta-feira, 28 de junho de 2013

VAMOS DESCER DO SALTO??




Muitos dos nossos cães e gatos vivem em condições que não permitem o desgaste natural das unhas. E essa situação não é exclusiva de animais de apartamento não ... não se engane!!  Acontece também com aqueles que vivem em quintais, com piso mto liso e que tem pouco acesso a rua.

As vezes até percebemos,  pq com o crescimento escutamos um barulhinho da unha batendo no piso, semelhante ao de um saltinho. Mas isso fica mais difícil principalmente se o animal fica em pisos acarpetados ou se só conseguimos dar atençao no final do dia, qdo ele já está mais quietinho.

Em animais de pêlo longo também é mais difícil perceber o crescimento que acaba ficando escondidinho e as vzs quando lembramos ... o susto, tá de salto, rs!! 

Por isso a inspeção é tão importante!! Ahh, não esqueçam do quinto dedinho ... esse nunca toca o chão e não há desgaste. As vezes o crescimento é tanto que a unha penetra na pele causando uma dor terrível.

O corte pode ser feito por um profissional ou mesmo em casa. Apenas certifique-se de fazê-lo com higiene e atenção. Nas unhas claras o procedimento é mais fácil pois a gt consegue ver o sabugo (porção de tecido vivo) e fica mais seguro saber onde cortar sem que ocorra sangramento. Nas escuras é necessário mais conhecimento e caso vc não se sinta tranquilo sobre linha do corte, procure um profissional.

Verifique sempre a higienização do Pet Shop que vc frequenta. Uma boa idéia é, assim como os alicates usados em nossas manicures, que vc adquira um para o seu animal e leve com ele ao banho e tosa. Também encontram-se no mercado lixadeiras elétricas, uma opção menos agressiva !!

Vale lembrar que o corte feito errado pode ocasionar dor e ainda trazer danos a saúde do animal ... seja consciente!!

Enfim,  é isso aí ... deixem nossos bichinhos livres dos saltinhos!!



sexta-feira, 21 de junho de 2013

SEU PET FUMA ??




Ficar falando aqui dos malefícios do cigarro  seria o mesmo que chover no molhado neehh !? O assunto já está tão batido que já conhecemos  mto inclusive sobre o fumante passivo, tão afetado quanto o ativo. Aliás graças a isso hj temos uma gde movimentação contra o fumo em locais fechados. Espalham-se por aí os fumódromos e os mais conscientes evitam fumar perto de alguém qdo em casa ou numa roda de amigos!

Então pq estou tocando neste assunto tão saturado? Simplesmente pq a maioria esquece que os animais também podem ser transformados em fumantes passivos. E pq não seriam ... eles respiram não eh ??

Companheiríssimos cães e gatos adoram ficar próximos de seus donos. E aí qdo esses donos se afastam prá fumar sem ninguém por perto ... acabam sendo seguidos por seus bichos. Normalmente seus tutores se esquecem q eles tbém podem ser comprometidos e não os afastam, sem perceber o malefício que estão causando a eles. Pior ainda quando fumam dentro de casa, com seus companheiros ali bem próximos ...  literalmente fumando junto!!



O simples contato com a fumaça pode causar aos animais,  então fumantes passivos, problemas tanto respiratórios quanto dermatológicos.

A pele deles pode sofrer irritação, alergias ... dando início a um coça-coça que só piora, afinal pele é um caso sério, infecções secundárias são mto comuns e evoluem rápido.

No sistema respiratório pode-se ver rinite, traqueíte, asma e bronquite como as patologias mais comuns. Porém alguns especialistas afirmam que é possível inclusive desencadear carcinoma pulmonar e cardiopatia secundária. Também já foram relatados comprometimento da córnea.

De acordo com "The People's Dispensary for Sick Animals" os gatos submetidos frequentemenete a fumaça tem o dobro de propensão a desenvolver linfoma, cancer potencialmete fatal. Os cães na mesma condição são suceptíveis a tumores em seios nasais.

Ahh ... aos mais porquinhos que tem o hábito tenebroso de jogar suas bitucas no chão, um aviso ... Cães costumam comê-las !! E fique vc sabendo que dependendo da quantidade ingerida pode haver intoxicação, que afeta sistema neurológico causando tremores e ataxia (desordem de movimento). Aliás isso também acontece qdo eles roubam o maço de cigarros pra destruir, porém sempre acabam ingerindo uma pequena quantidade ou qdo roubam chicletes de nicotina. 

Então, alerta dado ... fiquem espertos e afastem seu animais de estimação na hora do cigarrinho!!

E  como quem não pede não ganha ...  "PARE DE FUMAR " ...  por vcs dois!!!





quarta-feira, 19 de junho de 2013

TRÊS LETRINHAS MTO IMPORTANTES !!!




Prá quem gosta de gatos existem 3 letrinhas que não podem deixar de ser conhecidas!!

S.U.F.  ... iniciais de Síndrome Urológica Felina!! 

Síndrome, por definição,  é um conjunto de alterações patológicas e neste caso ocorre no sistema urinário do gato. Ela pode acontecer tanto em fêmeas quanto em machos, mas é mais comum neles pela conformação da uretra, que é mais estreita.

Ocorre com mais frequência  nos bichanos com mais de 3 anos e normalmente associa-se a cistite, cálculos (pedras), infecções bacterianas e virais.

A alimentação inadequada, como rações mto secas e restos de comida caseira além de  baixa ingestão de água podem causar esta síndrome, porém este ainda é um ponto que gera mta discussão entre veterinários. 

O mais importante prá vc é ... saber identificá-la ... pois se perceber algo parecido, pode pelo menos suspeitar do risco e procurar logo um veterinário(a). Sim, logo mesmo, isso pq o quadro  evolui rapidamente tornando-se uma emergência, que pode levar seu animal a morte. 

Vamos lá ... uma das primeiras evidências mostra seu gatinho que tem o hábito de usar sempre a caixa higiênica normalmente, passando a fazer xixi em outros locais ... como vc estranha o fato começa a prestar atenção. Então, qdo vc passa a reparar melhor vai perceber que este xixi também está diferente. Ele começa a fazer (ou tentar fazer) mais vezes ao dia e em poucas quantidades. O hábito de lamber o pênis ... ou a vulva, também torna-se bem mais frequente. Ás vezes é possível até perceber seu desconforto e dor durante a micção (ato de fazer o xixi). Pode-se notar uma espécie de areia (bem fininha e clara) na urina, os cálculos  e em alguns casos inclusive, sangue. Com o agravamento do quadro o animal pára completamente de urinar, normalmente por uma obstrução da uretra pelos cálculos. Então como ainda continua produzindo urina, esta acaba se acumulando e o risco de romper a bexiga é mto gde. Enquanto esse processo se forma pode haver comprometimento do rim, consequentemente piora do quadro geral do animal e pode ocorrer sua morte.

É muito importante que assim que seja percebida qualquer alteração urinária do gato, este seja levado prontamente ao veterinário(a). Se ele estiver com dificuldades de urinar, o acúmulo da urina pode ser  drenado em procedimento clínico, sendo necessário mtas vzs anestesia. O médico através de sonda  (ou outro método preferido) retira  esta urina, porém este é só o primeiro passo. O animal então deve ser submetido a exames, de urina principalmente, para que se possa determinar a possível causa e com isso optar pelo melhor tratamento.


                                


É mto comum que este animal passe a receber uma dieta diferenciada e balanceada para prevenir a formação de novos cálculos. E essa escolha da dieta é feita com base inclusive naquele exame da urina que ele já fez e que indicou a composição do cálculo. Hoje no mercado pet existem rações específicas para animais com essa patologia.

Ajude na prevenção da doença, ofereça água limpa constantemente e evite a obesidade. Um gato obeso faz menos exercícios e com isso bebe menos água ... como consequência faz menos xixi e predispõe a formação das pedrinhas (cálculos).

Pois é ... cuidar do seu gatinho também é cuidar do xixi dele!! Esta síndrome com um "apelido" de apenas  tem 3 letrinhas causa mtos estragos!!

Só um último toque, olhem aí novamente a importância da qualidade da alimentação. Não adianta comprar aquelas rações tranqueiras ... é o barato saindo caro!! E este caro pd custar a vida do seu amigo!! Lembre-se que eles não falam, infelizmente não podem nos avisar sobre suas dores ... cabe a nós nos preocuparmos com todos os detalhes.

Converse com o(a) Veterinário(a) do seu animal e esclareça suas dúvidas ... Nossos miaus agradecem!!!







quinta-feira, 13 de junho de 2013

AGRADINHO É AGRADINHO ... PETISCO É PETISCO!!!


A alimentação dos nossos bichos é assunto importante ...  prá várias conversas!! Estas podem  girar em torno dos nutrientes essenciais, dos proibidos, dos que podem mas não são necessários ... enfim, são várias preocupações dentro de um mesmo tema.

Hoje minha dica é apenas em relação aos tão desejados PETISCOS!! Impressionante como os danadinhos só de ouvir a nome já ficam A  LU  CI  NA  DOOSS, rsrs!! Ossinho, bifinho, biscoito parecem palavras mágicas, comandos de treinamento avaçado!! Tenho clientes que em conversa falam essas palavras até em voz baixa pq senão ... "Ah agora VOU TER que dar prá ele Dra, ele já ouviu" ... e ele ouviu mesmo e se bobear já foi até prá frente do pote ou do armário!!!

Alimentá-los estritamente com ração acaba  nos eliminando uma preocupação, pois é um produto feito especialmente prá eles, logo, elaborado de acordo com suas necessidades nutricionais. Hoje com todo avanço tecnológico temos uma enorme variedade de produtos, de acordo com idade, raça, atividade física e até mesmo prá animais com alguma patologia específica ... ou seja produtos extremamente específicos. Claro que o uso dos produtos industrializados não é uma unânimidade e nem precisa ser. São muitos os tutores que escolhem oferecer comida caseira.  Cada um adapta-se de acordo com suas preferências e possibilidades.

Independente do tipo de alimentação dada, vale prá eles a mesma regrinha de ouro usada por nós ... cuidado com os excessos.  Não adianta nada vc equilibrar de um lado e depois colocar tudo a perder durante o dia, introduzindo uma série de guloseimas e estragando todo o seu esforço para oferecer uma dieta balanceada.

Assim como as rações, os petiscos hoje são muuiitooooss!! Num passeio em qualquer Pet Shop voce encontra ossinhos de todas as cores, formas e tamanhos. Bifinhos então são oferecidos em sabores inimagináveis. Fora os panetones, chicletes, cup cakes e mais um monte de outros mimos que agradam obviamente mto mais aos donos do que aos bichos ... lógico!!

Os ossinhos são sempre bem vindos pois além de distraí-los ainda colaboram com a higiene bucal. Eu recomendo preferencialmente os de couro digerível e sem corantes!! 

Alimentos de carne processada, os adorados bifinhos tem sal então a moderação deve ser ainda maior. Evite dá-los aos nossos vovozinhos e vovozinhas, por motivos óbvios.  

Em relação aos biscoitinhos e afins fique bem esperto ... se eles engordam até a gente, pq com eles seria  diferente??

Pense sempre que o principal é a refeição!! Se vc garantir a qualidade dela, vai conseguir o equilibrio e não haverá a necessidade de oferecer mais nada. Mas é lógico que vc pode. Só precisa entender que como muitos de nós eles podem preferir as guloseimas à comida!! Se vc exagerar ele vai se satisfazer com elas, diminuir a ingestão do alimento principal e ficar com uma deficiência dos nutrientes essencias. É ... porque de bobo eles não tem nada, qdo descobrem o caminho dourado do pote não  economizam nos truques prá consegui-los. 

Então ... CUIDADO !!

Agradinho pro seu animal é um cafuné na orelha, jogar bolinha, sair prá passear ou simplesmente ficar junto de vc!! Não compense eventuais falhas com comida!! Vc não é um dono melhor pq entope ele com essas guloseimas, alimentos aliás totalmente desnecessários!! 

PETISCOS são alimentos e como tal devem ser ingeridos com equilibrio e controle. Os cálculos dentários (tártaro), a obesidade e seus reflexos e mtas outras doenças podem ocorrer ou agravar-se por causa de uma alimentaçao inadequada!!

Além disso, em excesso estes alimentos podem inclusive causar diarréia. Os coloridos artificialmente podem causar alergias e as pastinhas misturadas a ração sem  uma boa higienização bucal podem trazer sérios problemas a saúde oral. Outro ponto muito importante ... resto da sua comida é tão somente o resto da sua comida e deve portanto ir para o lixo e não pro pote do seu bichinho!!!!

Aos tutores dos velhinhos gordinhos um conselho, duro de falar e horrível de ouvir, porém necessário. Nem me venham com esse papinho de "Ahh tá velhinho já meu gordo ... vai morrer mesmo, pelo menos morre feliz!! " (Sim esta é uma frase mtooo falada). Não se engane, vai morrer  sofrendo com os  efeitos colaterais da obesidade, fruto da má alimentação.

O melhor que fazemos por eles é cuidarmos deles. Vacinação em dia, controle de  parasitas, avaliação veterinária frequente e claro uma boa alimentação, cuidados fundamentais prá saúde dos nossos queridos. O controle da dieta faz parte de todo esse cuidado. Busque sempre informações com o médico(a) veterinário(a) deles ... seu maior aliado na busca pela qualidade de vida do seu pet!!




terça-feira, 11 de junho de 2013

BICHO NÃO É PRESENTE !!


Essas datas comemorativas ...  Natal, Dia das Crianças, Páscoa ... sempre trazem prá nós amantes de animais um certo desconforto. É impressionante como as pessoas gostam de dar animais como presentes.

No Dia dos Namorados não é diferente!! Mtas caras-metades saem por aí distribuindo filhotinhos, talvez na tentativa de fortificar o vínculo ... gente nem filho segura relacionamento ... imagine bicho!!

Claro que o saldo é desastroso!! 

As pessoas presenteadas nem são culpadas. Mtas vezes nem sabem sobre o presente, de grego, que é o que o bichinho se torna quando não é programado. No desconforto da recusa o animal acaba ficando e nem sempre consegue despertar o carinho e a atenção que merece.

Quando os romances acabam então ... sobra prá eles!! Sofrem tanto qto as crianças nessas situações. E assim como elas também servem como moeda de troca.

Pior ainda são aqueles que acabam nas ruas, fruto do desinteresse de quem recebeu!!

Espero honestamente que as pessoas se conscientizem ...  um bicho é uma vida, não um presente. Logo não deve ser imposto a ninguém. Cada um que decida por si mesmo se deve ou não incluí-lo na sua história, pesando todos os prós e contras deste relacionamento. 

Assumir uma vida animal é uma decisão a ser tomada com o máximo de comprometimento!!

                                    
                                    FELIZ DIA DOS NAMORADOS A TODOS!!!












quarta-feira, 5 de junho de 2013

PIOMETRA ... alguns detalhes q vc deve saber!!


Falar da PIOMETRA não era minha intenção por enquanto pois gostaria de apresentar alguns registros que tenho guardado ... em algum lugar, rs!! Essa semana porém conversei com um primo q recebeu este diagnóstico para sua menina e me ligou preocupado. Percebi que apesar da gravidade do quadro mtos tutores ainda não sabem nem do que se trata. É um susto mto grande qdo a pessoa se depara com o um problema emergencial destes. Decidi então colocar alguns pontos importantes q te ajudem a identificá-la (ou suspeitar dela pelo menos) e então acelerar a visita a um veterinário(a). Não é exagero ... é uma patologia grave e pode matar. Não conte com a sorte!!!

A PIOMETRA é uma infecção que ocorre no útero após um conjunto de fatores, resultantes de um estímulo prolongado do hormônio progesterona.

Este hormônio aumenta após a ovulação, na fase do ciclo estral chamada diestro. Preparando a fêmea para uma possível gestação, ele estimula uma hipertrofia glandular e aumento da atividade secretória.

Com o estímulo prolongado, este tecido glandular se modifica ficando mais espessado,  edematoso e com cistos. Além disso a progesterona também diminui a contratilidade do endométrio. Com tudo isso acontecendo junto ocorre um aumento de produção de fluídos. Há um acúmulo de secreção, dentro do útero,  que torna o ambiente propício para o crescimento bacteriano (que adentram via cérvix). O processo é mto grave, mas pode piorar. Isso porque a infecção pode alcançar o rim causando uma infecção secundária. O quadro pode avançar para insuficiência renal, maior responsável pelas mortes.

É  mto mais comum que a piometra acometa fêmeas mais velhas (acima de 5 anos) mas não se engane,   as mais jovens não estão livres. O tratamento da piometra é cirurgico e emergencial ...  surpresas neste momento não são bem vindas. Por isso toda informação passada ao veterinário(a) nesta hora é mto importante. Não esqueça de avisar sobre doenças pré existentes, como cardíacas por exemplo!!!

A piometra pode ser classificada de acordo com a "condição" da cérvix (entrada do útero q  normalmente está fechada). Se a cérvix estiver  ABERTA, permite a liberação do conteúdo produzido  sob forma de uma secreção vaginal ... estando FECHADA,  não há esta expulsão ... logo, não há corrimento. Este segundo caso é sempre mais preocupante pois quando o tutor percebe os sintomas, o quadro já está bem avançado, instalada mtas vzs a septicemia.

Enfim, os sintomas ... bem, eles não se diferenciam mto de mtas outras patologias. Inicialmente tem -se diminuição do apetite e ela fica quietinha. Pode-se notar um aumento do volume abdominal e caso seja uma piometra aberta fica evidente uma secreção vaginal, mal cheirosa e com cor escura (sg/pus). Com o avanço do quadro pode ocorrer aumento da ingestão de água, de produção de urina, vômitos e ela pára de se alimentar ... sinais característicos de acometimento do trato urinário.

Qdo há o corrimento  sempre fica mais fácil evidenciar que algo está errado. Mas pode-se demorar a percebê-lo, em especial qdo há mais de um animal na casa ou qdo são animais q ficam no quintal. Pode inclusive ocorrer de não aparecer este corrimento, como já foi explicado. Minha dica ... sua grande sacada é ... controlar o período do cio desta fêmea. Marque sempre a data e caso um (ou mais) desses sintomas ocorra(m), entre  1ou 2 meses do último cio ... sinal de alerta ... procure imediatamente um veterinário(a)!!

O ultrassom é um grande aliado na hora de confirmar o diagnóstico ... aliás ainda que com gde esforço ... não exite em fazer os exames solicitados!! Eles tornam tudo mais seguro (principalmente) prá sua menina mas também pro veterinário(a) que vc escolheu prá ajudá-la!!!

O tratamento da piometra é cirurgico, realiza-se a ováriohisterctomia (retirada de útero e ovários) - CASTRAÇÃO. Aliada a cirurgia ainda se faz necessária antibioticoterapia e terapia de suporte. Caso a fêmea seja de grande valor reprodutivo pode-se analisar, diante do quadro, a possibilidade de tratamento clínico apenas.



                           



                                                  ALGUMAS CONSIDERAÇÕES


É importante explicar que nenhuma condição que não a CASTRAÇÃO eletiva funciona como PREVENÇÃO desta enfermidade. Toda aquela história de que "A fêmea precisa cruzar pelo menos 1 vez" ou  "Nunca vou deixá-la cruzar " ... pq assim ela não fica doente ... é apenas crendice popular. A piometra, especificamente, pode acontecer em qquer uma dessas situações (fêmea q cruzou, q não cruzou, que já pariu ... enfim qquer uma).

Na maioria das vezes a causa do estímulo prolongado é exógena, ou seja vem de fora, com as medicações anti-cio. Porém o mesmo processo pode ocorrer por exemplo em uma fêmea que passou por vários cios sem que estabelecesse nenhuma gestação. O endometrio dela vem se espessando, pode tornar-se cistico e desencadear a piometra.

Controle o ciclo estral da sua fêmea. Esta não pode ser uma preocupação apenas qdo há intenção de cruzá-la. Existem patologias importantes envolvidas no sistema reprodutor e relatar ao veterinário sobre a data do último cio é de grande ajuda no momento do diagnóstico.

MTO CUIDADO com as injeções de anti concepcionais recomendadas indiscriminadamente balcões afora!! Elas nada mais são que hormônio, que repetidas e repetidas e repetidas ... a longo prazo vão predispor o desenvolvimento da piometra, entre outra tantas alterações!! Elas são as principais causadoras da piometra. Gestação não está seus planos ... ok ... faça a prevenção com responsabilidade e prá isso o método mais seguro é a CASTRAÇÃO!!

Mto raro porém possível é a piometra de coto (uterino). Ela ocorre em fêmeas castradas que passam a apresentar sinais semelhantes ao cio em conjunto com os sintomas acima descritos. Ela pd ocorrer qdo os ovários ou uma parte deles não for removida na ovariohisterctomia (castração). Com isso ainda há a  produção hormonal que pd então desencadear o processo da piometra.

Seja qual for a dúvida ... procure um MÉDICO(A) VETERINÁRIO(A) !!












sexta-feira, 31 de maio de 2013

AQUELE REMEDINHO PRÁ VERMES ...

Manter a saúde pode ser mto mais complicado do que parece. Ás vezes fazemos tudo tão certinho e um pecadinho põe tudo a perder!! Isso pq pequenas atitudes sempre interferem no todo. Em saúde o todo é a imunidade ... um dos nossos mecanismos de proteção. Se diminuírmos os cuidados ... diminuímos a proteção e a imunidade cai. Nos nossos bichos ... funciona igual!

Um bom exemplo são as verminoses. Nem sempre inicialmente tão agressivas, induzem as pessoas a acreditarem que não são perigosas e não necessitam de tratamento. Logo, é só dar um remedinho de vermes e tá td resolvido ... só que não!!

Não se deixe enganar, são mtas as verminoses e elas acometem tanto os animais como a nós mesmos. Tratá-las é muito importante prá tda a família ... perceba alguns detalhes!!

Temos uma gama mto grande de parasitas no nosso país que atingem os mais diversos sistemas do corpo. O mais comum, qdo falamos de verminoses é a gente se lembrar dos vermes intestinais.  Mas temos outros tantos que alcançam inclusive esôfago, pulmão, coração, rins, enfim ... não facilite, a verminose pode ter consequências severas.

Uma grande vantagem é que a prevenção é um procedimento relativamente fácil e barato. Porém, deve ser feita sempre seguida de uma avaliação veterinária. Isso porque ela vai considerar  o estilo de vida de vcs. Leva em conta a exposição aos riscos que seu animal sofre. Ou seja se ele vai mto a espaços públicos, se tem contato com outros animais, quais ambientes ele frequenta ... em animais de áreas litorâneas cuidados contra Dirofilariose (verme de coração), por exemplo são recomendados. Tudo isso interfere no principio usado, nas doses, nas repetições.

Exames complementares são sempre um trunfo, não exite em fazê-los caso lhe seja solicitado. Exames de fezes facilitam mto o diagnóstico. Vale lembrar porém que podem ocorrer falsos negativos e em razão disto amostras em dias alternados são uma boa opção. Se não houver sintomatologia e na avaliação de rotina por acaso o exame deu negativo ... ótimo, mas ... dê o vermífugo!! Ele não é usado somente como tratamento para as verminoses mas também como método de prevenção!!

Aproveite a dica e confira a data da última vermifugação do seu bichinho!! Mantê-lo saúdavel faz parte das suas responsabilidades!! Cuidado com "consultas" de balcão. E lembre-se, vermífugo de brinde (!!!) pode ser um tiro no pé!! Use medicamentos de qualidade ...  Procure seu veterinário de confiança e esclareça suas dúvidas.





Foto:  http://www.bemlegaus.com/2008/03/armadura-canina.html

terça-feira, 28 de maio de 2013

VIAJANDO ... OU NÃO ... COM NOSSOS BICHOS!!

Quando chegam as férias ou feriados começam os dilemas daqueles que tem bichinhos em casa. E agora?? Aliás esta é uma das razões mto citadas por aqueles que mesmo gostando, preferem não ter um pet em casa. O que fazer qdo eu viajar??

Nem sempre é possível incluí-los no roteiro, seja pq são poucos ainda os estabelecimentos que aceitam pets ou pq levá-los irá encarecer o passeio.  Além disso algumas viagens são totalmente inviáveis de serem feitas com eles ... nem eles aproveitariam e nem nós.




Deixá-los é um caso sério!! Parentes ou vizinhos que possam ajudar nestas horas é felicidade prá poucos. E vamos combinar, é mta responsabilidade prá se pedir prá qquer um ... fora que cd um educa  seu animal de um jeito (e cheio de manias). Só vamos perceber as dificuldades que criamos qdo precisamos pedir para que outra pessoa faça o trabalho por nós!! Já pensou "Olha, vc pd tomar conta do meu cachorro ... mas ele só come carne moída com cenourinha e arroz ... ou ... Ele só faz xixi na rua viu!! Vc vai ter q levar ele prá passear 3x por dia, mesmo q chova pq ele não pode segurar, rs ... afinal prá nós são como filhos, algumas manias só nós aguentamos!!! Gosto sempre de usar isso qdo recebo filhotes em primeira consulta ... não invente mtas manias ou mimos exagerados!! Nunca se sabe se vai querer viajar ou precisar se internar! Na segunda hipótese vc não tem opção de levá-lo junto e ele vai sofrer em dobro  ... vai estar sem vc e sem os seus caprichos!!

Claro que se vc não for levá-lo o ideal seria que ele ficasse com alguém de confiança em sua casa, ou fosse prá alguma casa onde ele tenha uma certa afinidade, causaria menos estresse. Triste ele vai ficar ... pois vc não está por perto, mas seria uma forma de amenizá-lo.

Enfim, sem essas possibilidades não há outro recurso que não sejam os hotéis para hospedagem de animais. Estes aliás, para todos os gostos e bolsos ... e é aí que mora o perigo!! Minha gente ninguém faz milagres!! Desconfie de estabelecimentos com diárias mto abaixo do valor de mercado. Tente pesquisar td com antecedência, visite as instalações, pergunte sobre os procedimentos, conheça o veterinário responsável ... se ele existe?? Certifique-se que mesmo nos fds, tem gt lá 24h ... afinal se for prá ficar sozinho vc não precisa pagar!! Fique esperto se eles aceitarem seu animal sem nenhum questionamento sobre  vacinas, vermífugos e outros cuidados como proteção para ectoparasitas, como da dupla dinâmica pulga/carrapato, por exemplo. Não pediu prá vc ... não pediu prá ninguém ... que medo!!!! Algumas perguntinhas básicas vão lhe prevenir dores de cabeças futuras e não exite em pedir recomendações aos seus amigos, o seguro morreu de velho!!

Agora se o prá felicidade do bichinho, ele vai com vc ... lembre-se de alguns cuidados mto úteis!!

Se vcs vão de carro sempre considere a distância percorrida. Se ela for mto longa, pare por favor!! Assim seu amigo anda um pouquinho, pode beber água e ainda fazer um xixizinho. Solto ou dentro de caixa de transporte ??  Sempre acho mais seguro nas caixas, desde que espaçosas suficientes para que ele possa fazer a volta lá dentro. Porém se ele for mto agitado, vc pode deixá-lo solto, preso ao cinto específico para que ele fique menos tenso. Não esqueça de forrar os bancos, vômitos, xixi e até cocô podem ocorrer em função do estresse da viagem. Aliás, se andar de carro prá ele for uma situação mto desconfortável, converse com o veterinário dele. Existem alguns medicamentos que podem lhe ajudar neste processo. Não descuide da segurança e fique atento as determinações do código de trânsito. De acordo com o Detran: "corresponde a uma infração grave prevista no artigo 235 do Cod Brasileiro de Trânsito, transportar animais na parte externa do carro ( no caso de caminhonetes) ou com parte  do corpo para fora da janela do veículo. Caso seja flagrado nesta situação, o motorista pode perder 5 pontos na carteira de habilitação e paga multa de R$127,69. O código ainda prevê uma multa considerada média, caso o condutor esteja dirigindo com o animal `a sua esquerda, ou entre braços e pernas. A punição é de 4 pts e a multa de R$ 85,13. Não esqueça, leve sempre com vc a carteira de vacinação com, no mínimo, a vacina antirrábica em dia. Também é exigido um atestado de saúde emitido por um veterinário.                                            

PIRIGUETE ... passeio seguro!!
foto Georgia Wada


Para viagens de ônibus consulte sempre a companhia com antecedência, cada uma tem seu próprio procedimento. Algumas limitam o número de animais por carro ... não tenha surpresas desagrádaveis no momento do embarque. Os animais devem estar em caixas de transporte. Estas devem ser de plástico ou fibra. O peso dos aimais não pode ultrapassar a carga permitida por passageiro, de 30kg. Sempre inspecione o local onde o animal será transportado para certificar-se que é seguro e não coloca em risco a saúde dele. As exigências quanto aos documentos são as mesmas da viagem de carro. Carteira de vacinação com antirrábica em dia e atestado de saúde emitido por um veterinário.

As viagens aéreas exigem cuidados bem mais complexos, tanto nacionais (em menor grau) quanto internacionais!! Existem mtas particularidades nas companhias aéreas ... caixas de transportes diferenciadas, algumas só aceitam animais no bagageiro, outras não levam determinadas raças, sob qquer hipótese (em razão de características específicas q as colocam em risco no vôo) ... portanto oriente-se. Porém a maior preocupação se faz em viagens internacionais, nestas ... cuidado redobrado. É necessário um atestado de saúde emitido no máximo 3 dias antes da viagem e na carteira de vacinas a antirrábica deve ter sido feita no mínimo 30 dias antes do embarque. Então, o tutor deve encaminhar-se ao Ministério da Agricultura e adquirir o Atestado Zoo Sanitário Internacional. Dependendo do destino algumas outras exigências são feitas, então é indicado o contato direto com as embaixadas para que todos os procedimentos sejam cumpridos. A Europa é extremamente rigorosa quanto a entrada de animais, e em mtos países é necessário inclusive quarentena, ATENÇÃO!! Algumas raças tem sua entrada proibida em alguns países. Confira tudo mto antes de sua viagem.

Lembre-se que para qualquer lugar que seu animal se desloque ... com vc ou sem vc, alguns cuidados ajudam a aumentar a zona de conforto. Leve sempre suas coisas pessoais como caminhas, brinquedos, comedouros e bebedouros. Sempre que possível leve sua ração, pd ser difícil encontrá-la e a troca inesperada por outra pode causar transtornos gastro-intestinais. E fundamental ... não tire seu animal de casa sem que ele esteja usando uma plaquinha de identificação!!