Seguidores

terça-feira, 28 de maio de 2013

VIAJANDO ... OU NÃO ... COM NOSSOS BICHOS!!

Quando chegam as férias ou feriados começam os dilemas daqueles que tem bichinhos em casa. E agora?? Aliás esta é uma das razões mto citadas por aqueles que mesmo gostando, preferem não ter um pet em casa. O que fazer qdo eu viajar??

Nem sempre é possível incluí-los no roteiro, seja pq são poucos ainda os estabelecimentos que aceitam pets ou pq levá-los irá encarecer o passeio.  Além disso algumas viagens são totalmente inviáveis de serem feitas com eles ... nem eles aproveitariam e nem nós.




Deixá-los é um caso sério!! Parentes ou vizinhos que possam ajudar nestas horas é felicidade prá poucos. E vamos combinar, é mta responsabilidade prá se pedir prá qquer um ... fora que cd um educa  seu animal de um jeito (e cheio de manias). Só vamos perceber as dificuldades que criamos qdo precisamos pedir para que outra pessoa faça o trabalho por nós!! Já pensou "Olha, vc pd tomar conta do meu cachorro ... mas ele só come carne moída com cenourinha e arroz ... ou ... Ele só faz xixi na rua viu!! Vc vai ter q levar ele prá passear 3x por dia, mesmo q chova pq ele não pode segurar, rs ... afinal prá nós são como filhos, algumas manias só nós aguentamos!!! Gosto sempre de usar isso qdo recebo filhotes em primeira consulta ... não invente mtas manias ou mimos exagerados!! Nunca se sabe se vai querer viajar ou precisar se internar! Na segunda hipótese vc não tem opção de levá-lo junto e ele vai sofrer em dobro  ... vai estar sem vc e sem os seus caprichos!!

Claro que se vc não for levá-lo o ideal seria que ele ficasse com alguém de confiança em sua casa, ou fosse prá alguma casa onde ele tenha uma certa afinidade, causaria menos estresse. Triste ele vai ficar ... pois vc não está por perto, mas seria uma forma de amenizá-lo.

Enfim, sem essas possibilidades não há outro recurso que não sejam os hotéis para hospedagem de animais. Estes aliás, para todos os gostos e bolsos ... e é aí que mora o perigo!! Minha gente ninguém faz milagres!! Desconfie de estabelecimentos com diárias mto abaixo do valor de mercado. Tente pesquisar td com antecedência, visite as instalações, pergunte sobre os procedimentos, conheça o veterinário responsável ... se ele existe?? Certifique-se que mesmo nos fds, tem gt lá 24h ... afinal se for prá ficar sozinho vc não precisa pagar!! Fique esperto se eles aceitarem seu animal sem nenhum questionamento sobre  vacinas, vermífugos e outros cuidados como proteção para ectoparasitas, como da dupla dinâmica pulga/carrapato, por exemplo. Não pediu prá vc ... não pediu prá ninguém ... que medo!!!! Algumas perguntinhas básicas vão lhe prevenir dores de cabeças futuras e não exite em pedir recomendações aos seus amigos, o seguro morreu de velho!!

Agora se o prá felicidade do bichinho, ele vai com vc ... lembre-se de alguns cuidados mto úteis!!

Se vcs vão de carro sempre considere a distância percorrida. Se ela for mto longa, pare por favor!! Assim seu amigo anda um pouquinho, pode beber água e ainda fazer um xixizinho. Solto ou dentro de caixa de transporte ??  Sempre acho mais seguro nas caixas, desde que espaçosas suficientes para que ele possa fazer a volta lá dentro. Porém se ele for mto agitado, vc pode deixá-lo solto, preso ao cinto específico para que ele fique menos tenso. Não esqueça de forrar os bancos, vômitos, xixi e até cocô podem ocorrer em função do estresse da viagem. Aliás, se andar de carro prá ele for uma situação mto desconfortável, converse com o veterinário dele. Existem alguns medicamentos que podem lhe ajudar neste processo. Não descuide da segurança e fique atento as determinações do código de trânsito. De acordo com o Detran: "corresponde a uma infração grave prevista no artigo 235 do Cod Brasileiro de Trânsito, transportar animais na parte externa do carro ( no caso de caminhonetes) ou com parte  do corpo para fora da janela do veículo. Caso seja flagrado nesta situação, o motorista pode perder 5 pontos na carteira de habilitação e paga multa de R$127,69. O código ainda prevê uma multa considerada média, caso o condutor esteja dirigindo com o animal `a sua esquerda, ou entre braços e pernas. A punição é de 4 pts e a multa de R$ 85,13. Não esqueça, leve sempre com vc a carteira de vacinação com, no mínimo, a vacina antirrábica em dia. Também é exigido um atestado de saúde emitido por um veterinário.                                            

PIRIGUETE ... passeio seguro!!
foto Georgia Wada


Para viagens de ônibus consulte sempre a companhia com antecedência, cada uma tem seu próprio procedimento. Algumas limitam o número de animais por carro ... não tenha surpresas desagrádaveis no momento do embarque. Os animais devem estar em caixas de transporte. Estas devem ser de plástico ou fibra. O peso dos aimais não pode ultrapassar a carga permitida por passageiro, de 30kg. Sempre inspecione o local onde o animal será transportado para certificar-se que é seguro e não coloca em risco a saúde dele. As exigências quanto aos documentos são as mesmas da viagem de carro. Carteira de vacinação com antirrábica em dia e atestado de saúde emitido por um veterinário.

As viagens aéreas exigem cuidados bem mais complexos, tanto nacionais (em menor grau) quanto internacionais!! Existem mtas particularidades nas companhias aéreas ... caixas de transportes diferenciadas, algumas só aceitam animais no bagageiro, outras não levam determinadas raças, sob qquer hipótese (em razão de características específicas q as colocam em risco no vôo) ... portanto oriente-se. Porém a maior preocupação se faz em viagens internacionais, nestas ... cuidado redobrado. É necessário um atestado de saúde emitido no máximo 3 dias antes da viagem e na carteira de vacinas a antirrábica deve ter sido feita no mínimo 30 dias antes do embarque. Então, o tutor deve encaminhar-se ao Ministério da Agricultura e adquirir o Atestado Zoo Sanitário Internacional. Dependendo do destino algumas outras exigências são feitas, então é indicado o contato direto com as embaixadas para que todos os procedimentos sejam cumpridos. A Europa é extremamente rigorosa quanto a entrada de animais, e em mtos países é necessário inclusive quarentena, ATENÇÃO!! Algumas raças tem sua entrada proibida em alguns países. Confira tudo mto antes de sua viagem.

Lembre-se que para qualquer lugar que seu animal se desloque ... com vc ou sem vc, alguns cuidados ajudam a aumentar a zona de conforto. Leve sempre suas coisas pessoais como caminhas, brinquedos, comedouros e bebedouros. Sempre que possível leve sua ração, pd ser difícil encontrá-la e a troca inesperada por outra pode causar transtornos gastro-intestinais. E fundamental ... não tire seu animal de casa sem que ele esteja usando uma plaquinha de identificação!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário