Seguidores

terça-feira, 7 de maio de 2013

ENTENDA O GATO NA TOXOPLASMOSE !!

A TOXOPLASMOSE é uma zoonose, doença transmitida dos animais ao homem. Daí o imenso pavor  que causa nas pessoas de uma maneira geral. Por mtos anos erroneamente  atribuiu-se ao gato a principal forma de contaminação das pessoas. Vamos entender o ciclo deste parasita ... o caminho é compreender para nos protegermos corretamente.

O protozoário, agente causador da doença, é o Toxoplasma gondii. O fato de completar seu ciclo, ou seja ter sua fase da reprodução sexuada, apenas na familia dos Felideos é o que associa a doença ao nosso querido gato. Em função disso, os gatos, são chamados hospedeiros definitivos, eles liberam o protozoário para o ambiente.

COMO FUNCIONA O PROCESSO 

Primeiro é necessário dizer que a contaminação é via ingestão de cistos do Toxoplasma, que estão em músculos e vísceras do hospedeiro intermediário (Homem e outros animais). Bom ...  o gato deve então alimentar-se de um outro animal, normalmente um roedor, pequenas aves  e ou insetos que estejam contaminados pelo Toxoplasma. Isso ocorre mais comumente com animais que sejam criados livres , mas ...

Ok ...  o gato se contaminou ... com a reprodução do Toxoplasma no gato, oocistos (ovos) foram liberados e eliminados pelas fezes dele. Aqui é interessante entender que este gato vai fazer esta eliminação por aproximadamente 15 dias apenas e este é o único momento em que ele pode transmitir a Toxoplasmose. 

IMPORTANTE ... ainda que tenha havido eliminação de cistos nas fezes do gato, esses ainda não são capazes de causar infecção ou seja eles não são INFECTANTES. Para tanto eles precisam esporular. A esporulação é que vai torná-lo capaz de causar a infecção. Isso só ocorre se ele ficar exposto ao ambiente por no mínimo 48h ... e em condições favoráveis de umidade e temperatura (acima de 36 〫C). O esporozoíto, nome da forma infectante, pode ser carregado e distribuído através da água, do ar e por insetos.

Uma vez que já vimos que pra adquirir o toxoplasma é necessário a ingestão, perceba ... 

Seu gato terá que se alimentar de um animal contaminado ...  então suas fezes terão q ficar expostas por mais de 2 dias (logo não foi enterrada como ele e todo gato sempre fazem e nem vc as recolheu !!) ... então vc tem q manipular estas fezes, sem qualquer higiene, e vai espalhar seus ovos microscópicos e contaminar-se levando o ovo a boca, no meio dos seus alimentos !!

Vamos combinar nehh ... é uma cascata de situações, que podem acontecer é claro!! ... mas que passam longe de ser de responsabilidade do gato!

Tão simples evitar ... basta ter um animal bem cuidado. Evite deixá-lo solto. Mantenha alimentação controlada. Não ofereça carne crua ... vc só aumenta seus riscos. O básico de tudo, higiene na limpeza das caixas de areia, use luvas ... prevenção é tudo!! Fundamental que seu gato esteja bem de saúde ... não abra mão do acompanhamento veterinário. As vacinas e vermífugos em dia são importantes aliados para garantir a imunidade do seu bichinho.

E por favor ... não se esqueça  ... a maneira mais comum de se adquirir a doença é pela ingestão de alimentos contaminados. Abuse da higiene na hora de preparar seus alimentos. Evite a ingestão de carnes cruas e mal cozidas. Leite,  apenas pasteurizado. Cuidado com as crianças e não as deixem brincar em caixas de areia de pracinhas ou outras quaisquer sem proteção, todo cuidado é pouco. Não pratique a jardinagem sem luvas.



CONVIVER COM SEU GATO NÃO TE DEIXA MAIS VULNERÁVEL A TOXOPLASMOSE DO QUE CONVIVER COM QUALQUER OUTRO ANIMAL. VC SÓ PRECISA DAS REGRAS DE HIGIENE DE SEMPRE.

PARA AS GRÁVIDAS MEU PEDIDO ESPECIAL ... QUESTIONE QUEM TE PEDE PRÁ SE LIVRAR DO SEU GATO ...  SEU COMPANHEIRO!! FAÇA COM QUE TE EXPLIQUE COMO SE DÁ A CONTAMINAÇÃO ... E ENTÃO ARGUMENTE SE DUVIDAM DOS SEUS HÁBITOS DE HIGIENE!! O TOXOPLASMA É UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO NA SUA GRAVIDEZ E ESTE É MAIS UM BOM MOTIVO PRÁ VC SABER ONDE É MAIS PROVÁVEL ADQUIRI-LO E ONDE REFORÇAR SUA PROTEÇÃO.

É GRANDE O NÚMERO DE GATOS ABANDONADOS POR PURA FALTA DE INFORMAÇÃO. PASSAR PRÁ FRENTE ESSES MITOS EQUIVOCADOS É PROMOVER UMA FALSA SENSAÇÃO DE SEGURANÇA E PREVENÇÃO ... E ISTO NÃO AJUDA EM NADA ... SÓ NOS TORNA MAIS PROPENSOS A BAIXAR A GUARDA E AÍ PRÁ FALHAR NA REAL PROTEÇÃO ... FICA FÁCIL!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário