Seguidores

segunda-feira, 13 de maio de 2013

OS RISCOS DAS BOAS INTENÇÕES ...

Gosto muito de uma frase que diz "Só erra quem tenta" ... inclusive numa discussão entre amigos esta semana eu a citei. Mesmo assim as vezes tenho um pouco de receio de usá-la, sinto que ela torna tudo muito permissivo e isso é perigoso. 

Falo isso pq ela (a frase) se encaixa bem no assunto que quero falar hoje ... os "milagres farmacêuticos caseiros" ... divulgados amplamente nas redes sociais e mídias semelhantes. Todos os dias são postados em nossas páginas receitas disto e daquilo e é impressionante o número de compartilhamentos. As pessoas simplesmente repassam, sem qquer conhecimento técnico do que estão divulgando. Replicam receitas e tratamentos sem perceber os riscos a que estão submetendo seus animais e os dos outros. 

Não esqueçam, receitas médicas são prescritas  ... e por um profissional da área. Qquer outra opção é mera tentativa, sem qquer fundamento científico (não houve um estudo do caso clínico que determinasse aquela terapêutica) e os resultados podem ser desastrosos e inclusive levar seu animal a óbito. No final, funcionou ótimo ... mas se não ... não há compromissos, não há comprometimentos. 

Claro que a idéia é sempre ajudar. Lógico que passam prá frente experiências positivas mas não podemos esquecer que cada caso é um caso. Alguns animais podem ter algum tipo de sensibilidade a determinado princípio, as doses podem ser diferentes em função do peso dos animais. Td isso é fundamental pra determinar o tratamento. Mtas dessas "receitas" podem ser até inofensivas mas ainda assim são desperdício de tempo e dinheiro. É sempre um tiro no escuro.



Em pouco mais de 15 anos de profissão já ouvi relatos que com o que temos hj de recursos, tanto  de meios de diagnósticos como de tratamentos,  poderiam ser classificados como maus tratos pelos mais ferrenhos. Já vi animais banhados em óleo queimado,  em querosene, com cortes profundos prá  "deixar o sangue sujo correr"... as vzs qdo chegamos já não há mto mais como ajudar. Td isso é consequência do  bem intencionado, porém perigoso boca-boca.

Entendo que mtos tem dificuldades financeiras e por isso acabam aderindo a estes tratamentos populares. Cuidado, as vzs o barato sai caro. E o mais triste ... vc pode acabar sendo o responsável pela piora do quadro do seu animal. Cuidado com o que lê nas páginas sociais e com o que escuta por trás dos balcões. Temos clínicas com preços populares, Hospitais Universitários, medicamentos genéricos ... este é o caminho mais seguro. O resto é prática ilegal da Medicina!

Abram seus olhos ... a cânfora é tóxica. Em gatos seu uso pode ser fatal. Receitas com quiabo, por favor só na cozinha ... ele não cura Cinomose.

Não existe magia, se seu animal está doente vc precisa procurar um veterinário. Isso é posse responsável. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário