Td mundo que já teve uma inflamação de ouvido sabe a dor que a danada causa. Como a dor é famosa, os cuidados com o ouvidos, os nossos e os dos nossos bichos, são alardeados ao quatro ventos. Quem já não escutou a vó, a mãe e a tia falar : "Cuidado com a friagem", "Olha o vento", "Olha a água no ouvido" ... frases que td mundo passa prá frente.
Por essas e por outras me espanta tanto que otites, em animais de companhia, sejam tão comuns. Pq as pessoas não tomam com seus bichos os mesmos cuidados que tomam com elas próprias. É mto fácil a gt pegar um bichinho com o ouvido inflamado, mal cheiroso e com uma cera ... que tá td mundo percebendo que é anormal e a pessoa falar " É ... eu ATÉ vi isso, mas achei q era assim mesmo em cachorro!!!" ... Aaaah, faça me o favor!!!
Eu paro prá pensar, os cuidados são tão óbvios ... higiene e proteção! Pq ainda acontece tanto??
E não é só em animais que tomam banhos em casa não!! Mtos frequentadores assíduos de Pet Shops tbém acabam acometidos, por puro despreparo de alguns profissionais!! Aliás, estes, passam de vilões a mocinhos num piscar de olhos. Isso pq o q vc deixa passar na correria do dia a dia, um bom profissional detecta rapidinho na hr do banho. Pergunte sempre prá ele se está td bem ... mas ouça (e sobretudo assimile) o q ele fala, nehh !!! Se vc frequenta um bom Pet Shop e confia a ele seu cão não fique pensando q as informações passadas tem segundas intenções!! Não é tentativa de cavar consulta nem de vender medicamentos ... é compromisso com seu cliente e principalmente com o animal. Imagine sua raiva ao descobrir q um problema q poderia ter sido descoberto no banho, não foi e td ficou mais sério, mais caro e mto mais dolorido!! Pior ainda ... limpar e não falar, PENSE NISSO!!
Sempre digo que aquele lugarzinho (dentro do ouvido) ... úmido e quentinho é praticamente um Hotel 5 estrelas pros agressores. Sem cuidados este ambiente pode tornar-se propício pro desenvolvimento dos agentes causadores da inflamação, como fungos, bactérias e germes.
É importante falar que o fato de vc limpar o ouvido do seu cão com frequência já ajuda muito na prevenção. Como limpar e com qual frequência?? Isso só veterinário do seu animal pd lhe responder com precisão, pois existem condições específicas a serem consideradas em cada animal ... orelha em pé/orelha caída, predisposição, outros processos envolvidos ... Enfim, converse com ele, tire suas dúvidas ... limpeza mal feita ou obsessão de limpeza ( td dia, td dia, td dia), também atrapalham.
Não abra mão dos cuidados no banho ... seja lá quem faça isso, tem q fazer direito. Água no conduto em hipótese nenhuma. Nas limpezas também não invente moda, use uma solução de limpeza própria para ouvido ou algo apenas prescrito por seu veterinário. Se vc precisar de mais q isso para limpar é pq tem algo errado e aí vc já sabe a quem deve recorrer.
Proteja seu animal nos dias de chuva e vento. O ideal é não levá-lo as ruas nestes casos, mas sendo realmente necessário providencie uma proteção. Aahh e o vento que ele toma nas orelhas, feliz da vida com a cabeça prá fora da janela do carro ... é ruim igual!! Carrega um monte de "bichinhos" lá prá dentro, doidinhos prá fazer estrago. Não faça isso ... aliás, cuidado com as multas. No carro o mais sensato é seu animal estar preso ao cinto de segurança específico ou dentro de um transporte. Animais apenas seguem seus instintos, não corra riscos desnecessários.
Durante os carinhos e as brincadeiras dê um jeitinho de inspecionar as orelhas, perceba o cheiro, o aspecto. Ela deve estar sempre rosadinha, cera é normal, mas atente-se a cor. Olhando sempre vc logo aprende o que é o normal do seu cão e fica fácil perceber qdo há algo errado.
Fique de olho nos recados do seu amigo prá vc. Preste atenção ... se de uma hora prá outra ele começar a coçar demais as orelhas, ficar balançando a cabeça ou com ela tortinha pro lado. Olhe prá ver se ela está vermelha, quente, com secreção e cheiro forte. Gemer qdo ganha um afago na orelha ... é normal ele fazer isso?? Tá chorando?? Será q é frescura? ... Pode ser dor!!! Se alguma dessas condições acontecer, leve-o imediatamente ao veterinário. Ir adiando a consulta prá ver se resolve sozinho pode atrapalhar e muito no tratamento. Não administre nada por conta própria.
Uma otite mal cuidada pode trazer sérias consequências. Com a dor o cão começa a se coçar, cd vez mais e com mais força e pode provocar várias lesões na orelha. Qdo o caso fica mais severo ele chacoalha sua cabeça repetidas vezes, causando um auto traumatismo na região. Isso pode ocasionar rompimento de um vaso sanguíneo na orelha, que inunda a região com sangue formando o oto-hematoma. O pavilhão incha muito e a correção é cirurgica. O ouvido é um órgão mto complexo e dependendo da porção acometida pode-se ter: otite externa (acomete apenas ouvido externo), otite média (ouvido médio) ou otite interna (ouvido interno). Esta última, composta pelos canais semicirculares, cóclea e nervo vestíbulo-coclear, é a porção mais importante e onde tem-se a ligação direta com o cérebro ... lesões severas nesta porção podem causar danos irreversíveis.
Otites acontecem ... mesmo em animais com ótimos tutores, não se martirize se isso acontecer com um dos seus!! Como já disse vários fatores podem desencadeá-la. O importante é vc estar sempre alerta a saúde do seu animal e assim que perceber algo incomum procure ajuda!!
FIQUE ATENTO, A PREVENÇÃO É SEMPRE MELHOR E MAIS BARATA ... ALÉM DE CAUSAR BEM MENOS SOFRIMENTO AO SEU AMIGO!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário