Seguidores

segunda-feira, 6 de maio de 2013

QUEM DERA TODOS DO MESMO LADO ...


Olhando friamente acho que ter um animal de companhia no Brasil é mto complicado!!

O respaldo do Governo é mínimo. O número de unidades dos Centros de Zoonoses, onde os profissionais se desdobram com o pouco que tem ...  para o tanto que tem prá atender, é insuficiente faz tempo. As campanhas de vacinação anti -rábica, dispensam comentários e é mto baixo o número de castrações subsidiadas. Prova disso é altíssimo número de animais abandonados que temos por aí. E não há mto mais além disso sendo oferecido.

Por outro lado o custo dos procedimentos em clínicas particulares são na sua maioria altos. Também pudera. Contabilize o preço da formação deste profissional, 5 anos de estudo em período integral (o mais comum), o custo do investimento da clínicas, dos funcionários necessários, dos impostos, dos medicamentos,  dos instrumentos, dos aparelhos enfim ... td que envolve este universo. Impossível não transferir os números. Mas a questão não é esta ... não hoje!!

Mesmo com toda essa dificuldade, nós os "pais', "proprietários", "protetores" seja lá qual nome nos dêem ... somos muitos!! De um jeito ou de outro conseguimos inserir nossos bichos no nosso orçamento e fazemos nosso melhor. Isso porque não é simplesmente uma questão financeira ... é amor, "necessidade de bicho" como bem disse uma amiga outro dia!!

Bom ... já que tudo é tão complicado e prá todo mundo (não se engane) ... por que cargas d'água percebo que a cada dia corremos cada um prá um lado. Há algum tempo venho notando um movimento separatista! Somos adoradores de bichos ... mas separados também nós, por espécies!! Os que gostam de raças específicas, os que só gostam de vira- latas ( termo que mtos hj tem até medo de usar, tamanha é a fúria de alguns outros). Ainda temos a ala daqueles que execram os veterinários, desqualificam-os   e recorrem a eles apenas em última instância ... simplesmente pelo fato destes não sentirem culpa por cobrar por seus serviços prestados. Serviços estes que são sua única fonte de renda.

Meu Deus .... só eu enxergo assim?? Não estamos todos do mesmo lado?? Quem gosta de bicho gosta de bicho e pronto. Isso é o que importa. Vejo as pessoas se insultando pelo simples fato de suas preferências serem diferentes. É preferência ... tanto de um lado como de outro. E isso não se justifica, simplesmente acontece, simplesmente se sente. As pessoas se identificam com um determinado perfil de animal e ponto. Mas novamente ... gostam de animal. Já são tantos os que não gostam, tantos os que  os submetem aos maus tratos. Não fica mais fácil proteger nossos animais se ficarmos tds juntos??



Nenhum dono de um poodle (só por exemplo) vai ficar impassível diante de um gatinho sem raça definida sendo maltratado. Nem tão pouco um dono de um cão vira latas vai permitir que espanquem um pitt bull!! Estamos todos no mesmo barco e o veterinário tá ai prá ajudar todo mundo .

Estamos transferindo nossas cobranças as pessoas erradas e com isso estamos deixando cômoda a situação de quem tá ai prá ajudar a cuidar de todos. Somos um sucesso de mercado!! O segmento pet cresce como poucos!! Injetamos mto dinheiro na economia ... já passou da hora do Governo respeitar os nossos bichos. Chega de competir entre nós prá ver quem faz mais, quem gosta mais, quem merece mais ... vamos todos juntos brigar por uma legislação mais justa e que proteja mais nossos animais, por menos carga de tributos ao segmento, mais suporte médico prá eles ... vamos juntar as paixões e aumentar a força das nossas cobranças!! Vamos ter um lado só ... o deles !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário