Seguidores

sexta-feira, 31 de maio de 2013

AQUELE REMEDINHO PRÁ VERMES ...

Manter a saúde pode ser mto mais complicado do que parece. Ás vezes fazemos tudo tão certinho e um pecadinho põe tudo a perder!! Isso pq pequenas atitudes sempre interferem no todo. Em saúde o todo é a imunidade ... um dos nossos mecanismos de proteção. Se diminuírmos os cuidados ... diminuímos a proteção e a imunidade cai. Nos nossos bichos ... funciona igual!

Um bom exemplo são as verminoses. Nem sempre inicialmente tão agressivas, induzem as pessoas a acreditarem que não são perigosas e não necessitam de tratamento. Logo, é só dar um remedinho de vermes e tá td resolvido ... só que não!!

Não se deixe enganar, são mtas as verminoses e elas acometem tanto os animais como a nós mesmos. Tratá-las é muito importante prá tda a família ... perceba alguns detalhes!!

Temos uma gama mto grande de parasitas no nosso país que atingem os mais diversos sistemas do corpo. O mais comum, qdo falamos de verminoses é a gente se lembrar dos vermes intestinais.  Mas temos outros tantos que alcançam inclusive esôfago, pulmão, coração, rins, enfim ... não facilite, a verminose pode ter consequências severas.

Uma grande vantagem é que a prevenção é um procedimento relativamente fácil e barato. Porém, deve ser feita sempre seguida de uma avaliação veterinária. Isso porque ela vai considerar  o estilo de vida de vcs. Leva em conta a exposição aos riscos que seu animal sofre. Ou seja se ele vai mto a espaços públicos, se tem contato com outros animais, quais ambientes ele frequenta ... em animais de áreas litorâneas cuidados contra Dirofilariose (verme de coração), por exemplo são recomendados. Tudo isso interfere no principio usado, nas doses, nas repetições.

Exames complementares são sempre um trunfo, não exite em fazê-los caso lhe seja solicitado. Exames de fezes facilitam mto o diagnóstico. Vale lembrar porém que podem ocorrer falsos negativos e em razão disto amostras em dias alternados são uma boa opção. Se não houver sintomatologia e na avaliação de rotina por acaso o exame deu negativo ... ótimo, mas ... dê o vermífugo!! Ele não é usado somente como tratamento para as verminoses mas também como método de prevenção!!

Aproveite a dica e confira a data da última vermifugação do seu bichinho!! Mantê-lo saúdavel faz parte das suas responsabilidades!! Cuidado com "consultas" de balcão. E lembre-se, vermífugo de brinde (!!!) pode ser um tiro no pé!! Use medicamentos de qualidade ...  Procure seu veterinário de confiança e esclareça suas dúvidas.





Foto:  http://www.bemlegaus.com/2008/03/armadura-canina.html

terça-feira, 28 de maio de 2013

VIAJANDO ... OU NÃO ... COM NOSSOS BICHOS!!

Quando chegam as férias ou feriados começam os dilemas daqueles que tem bichinhos em casa. E agora?? Aliás esta é uma das razões mto citadas por aqueles que mesmo gostando, preferem não ter um pet em casa. O que fazer qdo eu viajar??

Nem sempre é possível incluí-los no roteiro, seja pq são poucos ainda os estabelecimentos que aceitam pets ou pq levá-los irá encarecer o passeio.  Além disso algumas viagens são totalmente inviáveis de serem feitas com eles ... nem eles aproveitariam e nem nós.




Deixá-los é um caso sério!! Parentes ou vizinhos que possam ajudar nestas horas é felicidade prá poucos. E vamos combinar, é mta responsabilidade prá se pedir prá qquer um ... fora que cd um educa  seu animal de um jeito (e cheio de manias). Só vamos perceber as dificuldades que criamos qdo precisamos pedir para que outra pessoa faça o trabalho por nós!! Já pensou "Olha, vc pd tomar conta do meu cachorro ... mas ele só come carne moída com cenourinha e arroz ... ou ... Ele só faz xixi na rua viu!! Vc vai ter q levar ele prá passear 3x por dia, mesmo q chova pq ele não pode segurar, rs ... afinal prá nós são como filhos, algumas manias só nós aguentamos!!! Gosto sempre de usar isso qdo recebo filhotes em primeira consulta ... não invente mtas manias ou mimos exagerados!! Nunca se sabe se vai querer viajar ou precisar se internar! Na segunda hipótese vc não tem opção de levá-lo junto e ele vai sofrer em dobro  ... vai estar sem vc e sem os seus caprichos!!

Claro que se vc não for levá-lo o ideal seria que ele ficasse com alguém de confiança em sua casa, ou fosse prá alguma casa onde ele tenha uma certa afinidade, causaria menos estresse. Triste ele vai ficar ... pois vc não está por perto, mas seria uma forma de amenizá-lo.

Enfim, sem essas possibilidades não há outro recurso que não sejam os hotéis para hospedagem de animais. Estes aliás, para todos os gostos e bolsos ... e é aí que mora o perigo!! Minha gente ninguém faz milagres!! Desconfie de estabelecimentos com diárias mto abaixo do valor de mercado. Tente pesquisar td com antecedência, visite as instalações, pergunte sobre os procedimentos, conheça o veterinário responsável ... se ele existe?? Certifique-se que mesmo nos fds, tem gt lá 24h ... afinal se for prá ficar sozinho vc não precisa pagar!! Fique esperto se eles aceitarem seu animal sem nenhum questionamento sobre  vacinas, vermífugos e outros cuidados como proteção para ectoparasitas, como da dupla dinâmica pulga/carrapato, por exemplo. Não pediu prá vc ... não pediu prá ninguém ... que medo!!!! Algumas perguntinhas básicas vão lhe prevenir dores de cabeças futuras e não exite em pedir recomendações aos seus amigos, o seguro morreu de velho!!

Agora se o prá felicidade do bichinho, ele vai com vc ... lembre-se de alguns cuidados mto úteis!!

Se vcs vão de carro sempre considere a distância percorrida. Se ela for mto longa, pare por favor!! Assim seu amigo anda um pouquinho, pode beber água e ainda fazer um xixizinho. Solto ou dentro de caixa de transporte ??  Sempre acho mais seguro nas caixas, desde que espaçosas suficientes para que ele possa fazer a volta lá dentro. Porém se ele for mto agitado, vc pode deixá-lo solto, preso ao cinto específico para que ele fique menos tenso. Não esqueça de forrar os bancos, vômitos, xixi e até cocô podem ocorrer em função do estresse da viagem. Aliás, se andar de carro prá ele for uma situação mto desconfortável, converse com o veterinário dele. Existem alguns medicamentos que podem lhe ajudar neste processo. Não descuide da segurança e fique atento as determinações do código de trânsito. De acordo com o Detran: "corresponde a uma infração grave prevista no artigo 235 do Cod Brasileiro de Trânsito, transportar animais na parte externa do carro ( no caso de caminhonetes) ou com parte  do corpo para fora da janela do veículo. Caso seja flagrado nesta situação, o motorista pode perder 5 pontos na carteira de habilitação e paga multa de R$127,69. O código ainda prevê uma multa considerada média, caso o condutor esteja dirigindo com o animal `a sua esquerda, ou entre braços e pernas. A punição é de 4 pts e a multa de R$ 85,13. Não esqueça, leve sempre com vc a carteira de vacinação com, no mínimo, a vacina antirrábica em dia. Também é exigido um atestado de saúde emitido por um veterinário.                                            

PIRIGUETE ... passeio seguro!!
foto Georgia Wada


Para viagens de ônibus consulte sempre a companhia com antecedência, cada uma tem seu próprio procedimento. Algumas limitam o número de animais por carro ... não tenha surpresas desagrádaveis no momento do embarque. Os animais devem estar em caixas de transporte. Estas devem ser de plástico ou fibra. O peso dos aimais não pode ultrapassar a carga permitida por passageiro, de 30kg. Sempre inspecione o local onde o animal será transportado para certificar-se que é seguro e não coloca em risco a saúde dele. As exigências quanto aos documentos são as mesmas da viagem de carro. Carteira de vacinação com antirrábica em dia e atestado de saúde emitido por um veterinário.

As viagens aéreas exigem cuidados bem mais complexos, tanto nacionais (em menor grau) quanto internacionais!! Existem mtas particularidades nas companhias aéreas ... caixas de transportes diferenciadas, algumas só aceitam animais no bagageiro, outras não levam determinadas raças, sob qquer hipótese (em razão de características específicas q as colocam em risco no vôo) ... portanto oriente-se. Porém a maior preocupação se faz em viagens internacionais, nestas ... cuidado redobrado. É necessário um atestado de saúde emitido no máximo 3 dias antes da viagem e na carteira de vacinas a antirrábica deve ter sido feita no mínimo 30 dias antes do embarque. Então, o tutor deve encaminhar-se ao Ministério da Agricultura e adquirir o Atestado Zoo Sanitário Internacional. Dependendo do destino algumas outras exigências são feitas, então é indicado o contato direto com as embaixadas para que todos os procedimentos sejam cumpridos. A Europa é extremamente rigorosa quanto a entrada de animais, e em mtos países é necessário inclusive quarentena, ATENÇÃO!! Algumas raças tem sua entrada proibida em alguns países. Confira tudo mto antes de sua viagem.

Lembre-se que para qualquer lugar que seu animal se desloque ... com vc ou sem vc, alguns cuidados ajudam a aumentar a zona de conforto. Leve sempre suas coisas pessoais como caminhas, brinquedos, comedouros e bebedouros. Sempre que possível leve sua ração, pd ser difícil encontrá-la e a troca inesperada por outra pode causar transtornos gastro-intestinais. E fundamental ... não tire seu animal de casa sem que ele esteja usando uma plaquinha de identificação!!





quarta-feira, 22 de maio de 2013

AHH ... O OUVIDO!!

Td mundo que já teve uma inflamação de ouvido sabe a dor que a danada causa. Como a dor é famosa, os cuidados com o ouvidos, os nossos e os dos nossos bichos, são alardeados ao quatro ventos. Quem já não escutou a vó, a mãe e a tia falar : "Cuidado com a friagem", "Olha o vento", "Olha a água no ouvido" ...  frases que td mundo passa prá frente.

Por essas e por outras me espanta tanto que otites, em animais de companhia, sejam tão comuns. Pq as pessoas não tomam com seus bichos os mesmos cuidados que tomam com elas próprias. É mto fácil a gt pegar um bichinho com o ouvido inflamado, mal cheiroso e com uma cera ... que tá td mundo percebendo que é anormal e a pessoa falar " É ... eu ATÉ vi isso, mas achei q era assim mesmo em cachorro!!!" ... Aaaah, faça me o favor!!!

Eu paro prá pensar, os cuidados são tão óbvios ... higiene e proteção! Pq ainda acontece tanto?? 

E não é só em animais que tomam banhos em casa não!! Mtos frequentadores assíduos de Pet Shops tbém acabam acometidos, por puro despreparo de alguns profissionais!! Aliás, estes, passam de vilões a mocinhos num piscar de olhos. Isso pq o q vc deixa passar na correria do dia a dia, um bom profissional detecta rapidinho na hr do banho. Pergunte sempre prá ele se está td bem ... mas ouça (e sobretudo assimile) o q ele fala, nehh !!! Se vc frequenta um bom Pet Shop e confia a ele seu cão não fique pensando q as informações passadas tem segundas intenções!! Não é tentativa de cavar consulta nem de vender medicamentos ... é compromisso com seu cliente e principalmente com o animal. Imagine sua raiva ao descobrir q um problema q poderia ter sido descoberto no banho, não foi e td  ficou mais sério, mais caro e mto mais dolorido!! Pior ainda ... limpar e não falar, PENSE NISSO!!
  
                                         


Sempre digo que aquele lugarzinho (dentro do ouvido) ... úmido e quentinho é praticamente um Hotel 5 estrelas pros agressores. Sem cuidados este ambiente pode tornar-se propício pro desenvolvimento dos agentes causadores da inflamação, como fungos, bactérias e germes.

É importante falar que o fato de vc limpar o ouvido do seu cão com frequência já ajuda muito na prevenção. Como limpar e com qual frequência?? Isso só veterinário do seu animal pd lhe responder com precisão, pois existem condições específicas a serem consideradas em cada animal ... orelha em pé/orelha caída, predisposição, outros processos envolvidos ... Enfim, converse com ele, tire suas dúvidas ... limpeza mal feita ou obsessão de limpeza ( td dia, td dia, td dia), também atrapalham.

Não abra mão dos cuidados no banho ... seja lá quem faça isso, tem q fazer direito. Água no conduto em hipótese nenhuma. Nas limpezas também não invente moda,  use uma solução de limpeza própria para ouvido ou algo apenas prescrito por seu veterinário. Se vc precisar de mais q isso para limpar é pq tem algo errado e aí  vc já sabe a quem deve recorrer. 

Proteja seu animal nos dias de chuva e vento. O ideal é não levá-lo as ruas nestes casos, mas sendo  realmente necessário providencie uma proteção. Aahh e o vento que ele toma nas orelhas, feliz da vida com a cabeça prá fora da janela do carro ... é ruim igual!! Carrega um monte de "bichinhos" lá prá dentro, doidinhos prá fazer estrago. Não faça isso ... aliás, cuidado com as multas. No carro o mais sensato é seu animal estar preso ao cinto de segurança específico ou dentro de um transporte. Animais apenas seguem seus instintos, não corra riscos desnecessários.

Durante os carinhos e as brincadeiras dê um jeitinho de inspecionar as orelhas, perceba o cheiro, o aspecto. Ela deve estar sempre rosadinha, cera é normal, mas atente-se a cor. Olhando sempre vc logo aprende o que é o normal do seu cão e fica fácil perceber qdo há algo errado.

Fique de olho nos recados do seu amigo prá vc. Preste atenção ...  se de uma hora prá outra ele começar a coçar demais as orelhas, ficar balançando a cabeça ou com ela tortinha pro lado. Olhe prá ver se ela está vermelha, quente, com secreção e cheiro forte. Gemer qdo ganha um afago na orelha ... é normal ele fazer isso?? Tá chorando?? Será q é frescura? ... Pode ser dor!!! Se alguma dessas condições acontecer, leve-o imediatamente ao veterinário. Ir adiando a consulta prá ver se resolve sozinho pode atrapalhar e muito no tratamento. Não administre nada por conta própria.

                                  


Uma otite mal cuidada pode trazer sérias consequências. Com a dor o cão começa a se coçar, cd vez mais e com mais força e pode provocar várias lesões na orelha. Qdo o caso fica mais severo ele chacoalha sua cabeça repetidas vezes, causando um auto traumatismo na região. Isso pode ocasionar rompimento  de um vaso sanguíneo na orelha, que inunda a região com sangue formando o oto-hematoma. O pavilhão incha muito e a correção é cirurgica. O ouvido é um órgão mto complexo e dependendo da porção acometida pode-se ter: otite externa (acomete apenas ouvido externo), otite média (ouvido médio) ou otite interna (ouvido interno). Esta última, composta pelos canais semicirculares, cóclea e nervo vestíbulo-coclear, é a porção mais importante e onde tem-se a ligação  direta com o cérebro ... lesões severas nesta porção podem causar danos irreversíveis. 




Otites acontecem ... mesmo em animais com ótimos tutores, não se martirize se isso acontecer com um dos seus!! Como já disse vários fatores podem desencadeá-la. O importante é vc estar sempre alerta a saúde do seu animal e assim que perceber algo incomum procure ajuda!!

FIQUE ATENTO, A PREVENÇÃO É SEMPRE MELHOR E MAIS BARATA ... ALÉM DE CAUSAR BEM MENOS SOFRIMENTO AO SEU AMIGO!! 


quinta-feira, 16 de maio de 2013

QUANTA COVARDIA ... QUANTA IMPOTÊNCIA!!

Como pode a gt acordar e ver que uma desclassificada ... sim é melhor eu não classificar esta criatura ...  espancou um filhotinho de poodle. Ver que, não satisfeita, ainda induziu ao crime seu filho ... uma criança, que ainda inspira tantos cuidados qto o filhote q eles machucaram. 

Essa não foi a primeira barbárie e infelizmente não será a última ... quem não se lembra, ainda claramente, da descompensada do balde Camila, que matou a filhote de York !! E também na frente da filha dela ... o que acontece com essas mães???

Dá até prá formular a estúpida frase ... ele é um cãozinho de sorte!! Pense, se ele não tivesse a sorte de ter um abençoado filmando a selvageria ... duvido que completasse um ano de vida!! Agora vive feliz e bem tratado como todo animal merece ser.

Triste é pensar quantos ainda estão, todo dia, apanhando no silêncio, sem vizinhos prá acudir! Mais triste é saber que a legislação de proteção aos animais é tão fraca que quase encoberta essas situações. 

Tudo que se precisa para ser tutor (descobri que esta é a nova palavra da moda, uma vez que vidas não tem dono - gostei!) de um animal é teto, comida e água. Se as coisas começam assim, com o tripézinho básico ...  provar qquer outro comportamento inadequado no trato deste animal é mto complicado.

Tá tudo errado ... mto errado. Tutores tem que se comprometer com a qualidade de vida do seu animal e tem que ser responsabilizados por suas falhas. Principalmente por tão graves como esta. Fácil dizer-se arrependida depois de tudo ... resta saber do que?? Se arrependida de fazer ... ou ... de fazer onde todo mundo pode ver. Pula da boca o arrependimento depois de sentir o medo da hostilização ... da ira dos indignados!! As consequências  (NÃO) sofridas pelas "CAMILAS" deixam as "FABIANAS" extremamente confortáveis para cometerem suas agressões.


                             


Precisamos urgente de uma reforma na legislação ... as novas propostas precisam ser aprovadas. Recursos tem que ser disponibilizados prá que as medidas sejam postas em práticas pq se não também ... não adianta nada. Lei sem fiscalização só estimula um potencial infrator.

São tantos animais mal tratados, vítimas de espancamento, rinhas, exploração como animais de carga, que a mobilização tem que ser mto gde. É mta dor e sofrimento ... prá eles e prá nós, impotentes adoradores de animais!! 


                             





segunda-feira, 13 de maio de 2013

OS RISCOS DAS BOAS INTENÇÕES ...

Gosto muito de uma frase que diz "Só erra quem tenta" ... inclusive numa discussão entre amigos esta semana eu a citei. Mesmo assim as vezes tenho um pouco de receio de usá-la, sinto que ela torna tudo muito permissivo e isso é perigoso. 

Falo isso pq ela (a frase) se encaixa bem no assunto que quero falar hoje ... os "milagres farmacêuticos caseiros" ... divulgados amplamente nas redes sociais e mídias semelhantes. Todos os dias são postados em nossas páginas receitas disto e daquilo e é impressionante o número de compartilhamentos. As pessoas simplesmente repassam, sem qquer conhecimento técnico do que estão divulgando. Replicam receitas e tratamentos sem perceber os riscos a que estão submetendo seus animais e os dos outros. 

Não esqueçam, receitas médicas são prescritas  ... e por um profissional da área. Qquer outra opção é mera tentativa, sem qquer fundamento científico (não houve um estudo do caso clínico que determinasse aquela terapêutica) e os resultados podem ser desastrosos e inclusive levar seu animal a óbito. No final, funcionou ótimo ... mas se não ... não há compromissos, não há comprometimentos. 

Claro que a idéia é sempre ajudar. Lógico que passam prá frente experiências positivas mas não podemos esquecer que cada caso é um caso. Alguns animais podem ter algum tipo de sensibilidade a determinado princípio, as doses podem ser diferentes em função do peso dos animais. Td isso é fundamental pra determinar o tratamento. Mtas dessas "receitas" podem ser até inofensivas mas ainda assim são desperdício de tempo e dinheiro. É sempre um tiro no escuro.



Em pouco mais de 15 anos de profissão já ouvi relatos que com o que temos hj de recursos, tanto  de meios de diagnósticos como de tratamentos,  poderiam ser classificados como maus tratos pelos mais ferrenhos. Já vi animais banhados em óleo queimado,  em querosene, com cortes profundos prá  "deixar o sangue sujo correr"... as vzs qdo chegamos já não há mto mais como ajudar. Td isso é consequência do  bem intencionado, porém perigoso boca-boca.

Entendo que mtos tem dificuldades financeiras e por isso acabam aderindo a estes tratamentos populares. Cuidado, as vzs o barato sai caro. E o mais triste ... vc pode acabar sendo o responsável pela piora do quadro do seu animal. Cuidado com o que lê nas páginas sociais e com o que escuta por trás dos balcões. Temos clínicas com preços populares, Hospitais Universitários, medicamentos genéricos ... este é o caminho mais seguro. O resto é prática ilegal da Medicina!

Abram seus olhos ... a cânfora é tóxica. Em gatos seu uso pode ser fatal. Receitas com quiabo, por favor só na cozinha ... ele não cura Cinomose.

Não existe magia, se seu animal está doente vc precisa procurar um veterinário. Isso é posse responsável. 


terça-feira, 7 de maio de 2013

ENTENDA O GATO NA TOXOPLASMOSE !!

A TOXOPLASMOSE é uma zoonose, doença transmitida dos animais ao homem. Daí o imenso pavor  que causa nas pessoas de uma maneira geral. Por mtos anos erroneamente  atribuiu-se ao gato a principal forma de contaminação das pessoas. Vamos entender o ciclo deste parasita ... o caminho é compreender para nos protegermos corretamente.

O protozoário, agente causador da doença, é o Toxoplasma gondii. O fato de completar seu ciclo, ou seja ter sua fase da reprodução sexuada, apenas na familia dos Felideos é o que associa a doença ao nosso querido gato. Em função disso, os gatos, são chamados hospedeiros definitivos, eles liberam o protozoário para o ambiente.

COMO FUNCIONA O PROCESSO 

Primeiro é necessário dizer que a contaminação é via ingestão de cistos do Toxoplasma, que estão em músculos e vísceras do hospedeiro intermediário (Homem e outros animais). Bom ...  o gato deve então alimentar-se de um outro animal, normalmente um roedor, pequenas aves  e ou insetos que estejam contaminados pelo Toxoplasma. Isso ocorre mais comumente com animais que sejam criados livres , mas ...

Ok ...  o gato se contaminou ... com a reprodução do Toxoplasma no gato, oocistos (ovos) foram liberados e eliminados pelas fezes dele. Aqui é interessante entender que este gato vai fazer esta eliminação por aproximadamente 15 dias apenas e este é o único momento em que ele pode transmitir a Toxoplasmose. 

IMPORTANTE ... ainda que tenha havido eliminação de cistos nas fezes do gato, esses ainda não são capazes de causar infecção ou seja eles não são INFECTANTES. Para tanto eles precisam esporular. A esporulação é que vai torná-lo capaz de causar a infecção. Isso só ocorre se ele ficar exposto ao ambiente por no mínimo 48h ... e em condições favoráveis de umidade e temperatura (acima de 36 〫C). O esporozoíto, nome da forma infectante, pode ser carregado e distribuído através da água, do ar e por insetos.

Uma vez que já vimos que pra adquirir o toxoplasma é necessário a ingestão, perceba ... 

Seu gato terá que se alimentar de um animal contaminado ...  então suas fezes terão q ficar expostas por mais de 2 dias (logo não foi enterrada como ele e todo gato sempre fazem e nem vc as recolheu !!) ... então vc tem q manipular estas fezes, sem qualquer higiene, e vai espalhar seus ovos microscópicos e contaminar-se levando o ovo a boca, no meio dos seus alimentos !!

Vamos combinar nehh ... é uma cascata de situações, que podem acontecer é claro!! ... mas que passam longe de ser de responsabilidade do gato!

Tão simples evitar ... basta ter um animal bem cuidado. Evite deixá-lo solto. Mantenha alimentação controlada. Não ofereça carne crua ... vc só aumenta seus riscos. O básico de tudo, higiene na limpeza das caixas de areia, use luvas ... prevenção é tudo!! Fundamental que seu gato esteja bem de saúde ... não abra mão do acompanhamento veterinário. As vacinas e vermífugos em dia são importantes aliados para garantir a imunidade do seu bichinho.

E por favor ... não se esqueça  ... a maneira mais comum de se adquirir a doença é pela ingestão de alimentos contaminados. Abuse da higiene na hora de preparar seus alimentos. Evite a ingestão de carnes cruas e mal cozidas. Leite,  apenas pasteurizado. Cuidado com as crianças e não as deixem brincar em caixas de areia de pracinhas ou outras quaisquer sem proteção, todo cuidado é pouco. Não pratique a jardinagem sem luvas.



CONVIVER COM SEU GATO NÃO TE DEIXA MAIS VULNERÁVEL A TOXOPLASMOSE DO QUE CONVIVER COM QUALQUER OUTRO ANIMAL. VC SÓ PRECISA DAS REGRAS DE HIGIENE DE SEMPRE.

PARA AS GRÁVIDAS MEU PEDIDO ESPECIAL ... QUESTIONE QUEM TE PEDE PRÁ SE LIVRAR DO SEU GATO ...  SEU COMPANHEIRO!! FAÇA COM QUE TE EXPLIQUE COMO SE DÁ A CONTAMINAÇÃO ... E ENTÃO ARGUMENTE SE DUVIDAM DOS SEUS HÁBITOS DE HIGIENE!! O TOXOPLASMA É UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO NA SUA GRAVIDEZ E ESTE É MAIS UM BOM MOTIVO PRÁ VC SABER ONDE É MAIS PROVÁVEL ADQUIRI-LO E ONDE REFORÇAR SUA PROTEÇÃO.

É GRANDE O NÚMERO DE GATOS ABANDONADOS POR PURA FALTA DE INFORMAÇÃO. PASSAR PRÁ FRENTE ESSES MITOS EQUIVOCADOS É PROMOVER UMA FALSA SENSAÇÃO DE SEGURANÇA E PREVENÇÃO ... E ISTO NÃO AJUDA EM NADA ... SÓ NOS TORNA MAIS PROPENSOS A BAIXAR A GUARDA E AÍ PRÁ FALHAR NA REAL PROTEÇÃO ... FICA FÁCIL!!

segunda-feira, 6 de maio de 2013

QUEM DERA TODOS DO MESMO LADO ...


Olhando friamente acho que ter um animal de companhia no Brasil é mto complicado!!

O respaldo do Governo é mínimo. O número de unidades dos Centros de Zoonoses, onde os profissionais se desdobram com o pouco que tem ...  para o tanto que tem prá atender, é insuficiente faz tempo. As campanhas de vacinação anti -rábica, dispensam comentários e é mto baixo o número de castrações subsidiadas. Prova disso é altíssimo número de animais abandonados que temos por aí. E não há mto mais além disso sendo oferecido.

Por outro lado o custo dos procedimentos em clínicas particulares são na sua maioria altos. Também pudera. Contabilize o preço da formação deste profissional, 5 anos de estudo em período integral (o mais comum), o custo do investimento da clínicas, dos funcionários necessários, dos impostos, dos medicamentos,  dos instrumentos, dos aparelhos enfim ... td que envolve este universo. Impossível não transferir os números. Mas a questão não é esta ... não hoje!!

Mesmo com toda essa dificuldade, nós os "pais', "proprietários", "protetores" seja lá qual nome nos dêem ... somos muitos!! De um jeito ou de outro conseguimos inserir nossos bichos no nosso orçamento e fazemos nosso melhor. Isso porque não é simplesmente uma questão financeira ... é amor, "necessidade de bicho" como bem disse uma amiga outro dia!!

Bom ... já que tudo é tão complicado e prá todo mundo (não se engane) ... por que cargas d'água percebo que a cada dia corremos cada um prá um lado. Há algum tempo venho notando um movimento separatista! Somos adoradores de bichos ... mas separados também nós, por espécies!! Os que gostam de raças específicas, os que só gostam de vira- latas ( termo que mtos hj tem até medo de usar, tamanha é a fúria de alguns outros). Ainda temos a ala daqueles que execram os veterinários, desqualificam-os   e recorrem a eles apenas em última instância ... simplesmente pelo fato destes não sentirem culpa por cobrar por seus serviços prestados. Serviços estes que são sua única fonte de renda.

Meu Deus .... só eu enxergo assim?? Não estamos todos do mesmo lado?? Quem gosta de bicho gosta de bicho e pronto. Isso é o que importa. Vejo as pessoas se insultando pelo simples fato de suas preferências serem diferentes. É preferência ... tanto de um lado como de outro. E isso não se justifica, simplesmente acontece, simplesmente se sente. As pessoas se identificam com um determinado perfil de animal e ponto. Mas novamente ... gostam de animal. Já são tantos os que não gostam, tantos os que  os submetem aos maus tratos. Não fica mais fácil proteger nossos animais se ficarmos tds juntos??



Nenhum dono de um poodle (só por exemplo) vai ficar impassível diante de um gatinho sem raça definida sendo maltratado. Nem tão pouco um dono de um cão vira latas vai permitir que espanquem um pitt bull!! Estamos todos no mesmo barco e o veterinário tá ai prá ajudar todo mundo .

Estamos transferindo nossas cobranças as pessoas erradas e com isso estamos deixando cômoda a situação de quem tá ai prá ajudar a cuidar de todos. Somos um sucesso de mercado!! O segmento pet cresce como poucos!! Injetamos mto dinheiro na economia ... já passou da hora do Governo respeitar os nossos bichos. Chega de competir entre nós prá ver quem faz mais, quem gosta mais, quem merece mais ... vamos todos juntos brigar por uma legislação mais justa e que proteja mais nossos animais, por menos carga de tributos ao segmento, mais suporte médico prá eles ... vamos juntar as paixões e aumentar a força das nossas cobranças!! Vamos ter um lado só ... o deles !!


quarta-feira, 1 de maio de 2013

Impressionante como o bicho se contenta com pouco!! Um afago na orelha, uma bolinha arremessada um peeegaaa ele,  já tá valendo!! A vida é mto corrida e mesmo querendo as vzs não dá prá fzer mto mais!! Mas hoje ... hoje é feriado!! Aproveite seu bicho ... inclua alguma atividade com ele na sua programação!! DIVIRTAM-SE!!